Natação: Três frentes, vários lugares de destaque

Os atletas do Clube de Natação da Maia (CNM) tiveram um fim-de-semana muito preenchido. A competir em três frentes, os maiatos conseguiram diversos lugares de destaque e vitórias.
No dia 12 de Maio, o CNM esteve com o grupo da Natação Adaptada no XXII Torneio de Natação “Cidade de Espinho”. Participaram neste torneio os nadadores Ana Castro, Débora Santos, André Guimarães, José Ribeiro, Pedro Leal, o estreante Pedro Ribeiro e Telmo Dias. Uma vez mais, estes nadadores alcançaram resultados expressivos a nível de classificação, mas o essencial foi a preparação para os próximos Campeonatos Nacionais de Verão, que decorrem já nos dias 22 e 23 de Maio, em Elvas.

O Clube de Natação da Maia participou ainda com o escalão de Infantis, no Torneio do Nadador Completo (imagem), que decorreu nas Piscinas Municipais de Lousada. Com cinco provas em que tinham que participar, os 11 nadadores (Francisca Escudeiro, Mª Beatriz Ribeiro, Mª João Dias, Maria Oliveira, Sandra Silva, Carlos Ramos, Francisco Rodrigues, Leonardo Figueiredo, Luís Oliveira, Rui Cruz e Tiago Fernandes), conseguiram alcançar 49 recordes pessoais em 55 provas nadadas.
A nível de classificação individual são de destacar as excelentes participações de Maria Beatriz Ribeiro, que se classificou na 8ª posição, Luís Oliveira, 5º classificado, Leonardo Figueiredo e Francisco Rodrigues, 10º e 11º classificados.

No domingo, o grupo de Masters do CNM participou no XV Torneio Internacional da EDV, nas piscinas de Ponte da Barca. Esta prova teve 23 clubes representados e cerca de 170 nadadores. Pelo Clube de Natação da Maia estiveram oito atletas (Maria Manuela Neto, Fátima Silva, Ana Lobo, Ana Oliveira, Emanuel Oliveira, João Malta, Pedro Braga e José Santos Silva) que alcançaram 10 primeiros lugares, 3 segundos e 2 terceiros.

No próximo fim-de-semana, o CNM vai estar em duas frentes. A natação adaptada vai participar nos Campeonatos Nacionais em Elvas e o grupo de Juvenis, Juniores e Seniores participa no Torneio nadador especialista em Vila Meã.

André Cordeiro