Escoteiros de Vila Nova da Telha promovem recolha de sangue


O Grupo 235 dos Escoteiros de Portugal, Vila Nova da Telha, promove no domingo, uma campanha de recolha de sangue, a partir das 09h00.
A iniciativa conta com a colaboração do Instituto Português de Sangue (IPS) que fará deslocar uma unidade móvel a Vila Nova da Telha. Estará instalada no parque de estacionamento do supermercado Intermarché, que se associou à iniciativa.
É a primeira de muitas acções de recolha de sangue que o grupo espera vir a realizar. Uma ideia que partiu dos jovens escoteiros, pouco antes da Páscoa, sensibilizados com as notícias de que havia falta de sangue no país. “Eles perguntaram se podiam ajudar e colaborar, e o que é que podiam fazer para resolver isso. E pronto, nós decidimos dar resposta à ideia deles. Contactamos o IPS para marcarmos uma primeira recolha”, conta José Araújo, escoteiro chefe de grupo. Porque as ideias e opiniões dos jovens escoteiros também contam, e podem ser interessantes, sempre que possível, os responsáveis do grupo tentar colocar em prática algumas das suas sugestões. “Essa tem sido a nossa preocupação desde o início, a nossa forma de trabalhar. Os jovens vão fazendo propostas, e nós adultos vamos tentando ver as que são exequíveis e às quais conseguimos dar resposta. Esta é mais uma delas, de carácter social e que nos parece importante os jovens terem esta preocupação”, acrescentou o escoteiro chefe de grupo.
O objectivo é dar continuidade a esta acção de dádiva de sangue. Para Novembro está já marcada uma segunda recolha de sangue, designadamente a 22 de Novembro.
O grupo apela à participação de toda a comunidade maiata. Podem dar sangue todos os indivíduos com mais de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que se encontrem em boas condições de saúde. A partir das 09h00 e até ao final da manhã (13h00), estará no parque de estacionamento do Intermarché uma equipa do IPS que, numa primeira fase fará a triagem de todos os indivíduos, para garantir que se encontram em condições de saúde para doar sangue. Para além da equipa do IPS, como não podia deixar de ser, estarão presentes os elementos do grupo de escoteiros de Vila Nova da Telha.

FA