Vítor Baía homenageado no ISMAI (vídeo)

O antigo guarda-redes da Selecção Nacional, do Futebol Clube do Porto e do Barcelona, Vítor Baía, foi ontem homenageado no VI Congresso Internacional de Desporto do Instituto Superior da Maia.
O agora director de relações internacionais dos dragões mostrou-se “satisfeito e orgulhoso” com o reconhecimento e deixou uma mensagem aos mais novos: “Vale a pena apostar numa carreira, seguir um ideal, ser honesto e sério. Ao mesmo tempo, se conseguirmos conquistar títulos, a carreira atinge patamares de excelência. Penso que sou um privilegiado pela oportunidade de participar em tantas competições e só posso agradecer a quem me ajudou a conquista-las”, afirmou Vítor Baía.
Juntamente com o ex-guarda-redes, foi também distinguido Artur Jorge, treinador que levou o Futebol Clube do Porto à conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987, em Viena frente ao Bayern de Munique.

No programa estava também prevista uma homenagem ao antigo capitão da selecção brasileira dos anos 80, Sócrates, mas ela não se verificou, segundo a organização “porque a honestidade e a humildade tem que se sobrepor a outros valores na vida”. A distinção ao ex-jogador canarinho foi substituída por uma homenagem surpresa ao professor universitário José Neto, um dos organizadores do congresso de futebol do ISMAI.

Na plateia do auditório do ISMAI estiveram muitas personalidades do futebol português como Paulo Bento, Domingos Paciência, Carlos Carvalhal, Augusto Inácio e Luís Freitas Lobo, entre outros nomes.

André Cordeiro