Animaia: A animação está de volta ao Parque Central para assinalar o Dia da Criança e do Ambiente

O Parque Central recebe, este sábado e domingo, a quinta edição do ANIMAIA – Festival da Criança 2010. Para além de comemorar o Dia Mundial da Criança (1 de Junho), o festival assinala ainda o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho).
Tem como objectivo, “proporcionar momentos de alegria e de lazer aos mais pequenos, juntamente com as suas famílias”, sublinha Rui Rodrigues, director da divisão de turismo Maia Welcome Center da Câmara Municipal da Maia.

A abertura do festival está marcada para as 10h00 com uma exposição colectiva de banda desenhada “Em traços miúdos – BD Infantil Portuguesa”, no Maia Welcome Center.
Até às 19h00 haverá muita animação, para miúdos e graúdos. Jogos ambientais em família (reciclagem e recolha selectiva), actuação de academias de dança, ateliers de pinturas faciais, modelagem de balões, pedal karts, carrosséis, circuito de póneis e cavalos, insufláveis, mascotes e animação de rua com algumas das personagens que fazem parte do imaginário das crianças. Está ainda prevista uma sessão de teatro infantil, a partir das 16h00.

No domingo, destaque para a “mega parada” que este ano contará com a participação de aproximadamente seis centenas de pessoas, em representação de várias instituições, empresas e associações de pais das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho. A Flor será o tema da parada, que irá percorrer a Avenida Visconde Barreiros desde a Igreja da Nossa Senhora do Bom Despacho. “Todos os carros alegóricos e fatos das crianças serão dedicados à Flor, que tem a ver com a nossa natureza e ambiente”, refere Rui Rodrigues. O júri que estará instalado na Praça Dr. José Vieira de Carvalho irá escolher a melhor participação da parada que receberá um prémio monetário no valor de mil euros.
“É uma forma de incentivar as pessoas a participar e reconhecer o trabalho desenvolvido na preparação dos fatos e dos carros alegóricos”, explica.

A encerrar o festival, o concerto de Marcos Medeiros e dos Squeeze Theeze Pleeze, a partir das 18h30, no palco do Parque Central da Maia. “São dois fenómenos das novelas que vão estar connosco e partilhar bons momentos com todas as crianças presentes, dar autógrafos e participar na parada”, salienta o responsável da divisão de Turismo Maia Welcome Center.

Fernanda Alves