Fase decisiva no andebol


Este fim-de-semana é decisivo no andebol português. Todas as divisões estão a chegar ao fim e há equipas maiatas envolvidas nas decisões, apesar de já nenhuma delas ter hipóteses de subir ou sagrar-se campeã. No entanto, todas fizeram bons resultados no passado fim-de-semana.
Na Fase Final da 3ª Divisão de Seniores Masculinos, o Santana voltou a mostrar a boa época que tem vindo a fazer. Os maiatos receberam o líder Vitória de Setúbal e não dera grandes hipóteses ao vencer por 31-26, vingando a derrota pela margem mínima (32-31) da primeira volta.

O Santana subiu ao quarto lugar da classificação, com os mesmos 14 pontos do quinto Académico de Viseu. Numa luta animada pelo título estão Paço de Arcos e Vitória de Setúbal com 20 pontos.
O campeonato termina este fim-de-semana. Os comandados de Francisco Monteiro disputavam a penúltima jornada ontem, já depois do fecho da edição, com a deslocação a Vizela para defrontar o Callidas Clube. No domingo, os santanenses encerram a participação na 3ª Divisão esta temporada com a recepção ao Albicastrense no municipal de Gueifães, a partir das 16h00.
No Grupo B da Fase Final da 1ª Divisão o Águas Santas continua a fazer uma prova tranquila. No passado fim-de-semana recebeu o Sporting da Horta e empatou a 29 golos, num jogo a contar para a penúltima jornada.

Os comandados de Jorge Borges lideram provisoriamente a classificação com os mesmos 39 pontos do S. Bernardo, mas com menos uma partida realizada. Na jornada de encerramento do campeonato o Águas Santas tem uma deslocação até ao Minho para defrontar o Fafe. A partida tem início às 15h00 de domingo.

Na Fase de Apuramento da Zona Norte da 2ª Divisão a Académica da Maia-ISMAI não facilita. Os comandados de Mário Santos e Paulo Sá receberam o Feirense no Municipal da Maia e cilindraram os homens de Santa Maria da Feira por 42-23. Os maiatos seguem na liderança desta fase com 52 pontos, mais nove que o segundo classificado Académico.
Também a Académica da Maia-ISMAI jogava ontem a penúltima jornada, já após o fecho da edição. Os maiatos visitavam o pavilhão do Lamego. No domingo encerram a época no Municipal da Maia, a partir da 18h00, quando receberem o Ginásio de Santo Tirso.

Quanto ao Santa Joana, tem uma dupla jornada na Fase Final da 1ª Divisão de Seniores Femininos. As maiatas visitam recebem amanhã, às 18h30, o Colégio João de Barros no municipal de S. Pedro Fins. No domingo, às 16h00, visitam a casa do líder da prova CDE Gil Eanes.

André Cordeiro