Ténis de Mesa: A melhor temporada de sempre

O S. Cosme Ténis de Mesa Clube de Gemunde está em estado de graça. A formação gemundense obteve em 2009/2010 os melhores resultados de sempre na história do clube.
Nas formações seniores, tanto a masculina como a feminina subiram à II Divisão Nacional, e nas camadas jovens os atletas do S. Cosme alcançaram diversos lugares de destaque em juniores e cadetes, nas vertentes de individuais e de pares.

O presidente do clube, Augusto Queiroz, considera a época “histórica” até porque os resultados “são inéditos e brilhantes”. O líder do S. Cosme valoriza os resultados da formação: “Fomos novamente campeões nacionais de cadetes femininos por equipas, tivemos vários segundos lugares em pares de cadetes femininos e vários terceiros lugares em juniores masculinos. Além disso, temos o Tiago Duarte e a Joana Mota que irão representar Portugal no Campeonato da Europa na Turquia. As camadas jovens são de facto o futuro do clube, até porque só tínhamos dois atletas seniores”.

Augusto Queiroz atribui as melhorias de resultados à troca de treinadores: “No início da época, quando o anterior técnico Pedro Cruz saiu, deixou-nos uma situação complicada. Mas nós conseguimos contratar o Ricardo Martins, que com o mesmo apoio conseguiu estes resultados históricos nas camadas jovens do S. Cosme”, afirma satisfeito o presidente do clube gemundense.
A nova época já esta a ser preparada e com alguma atribulação pelo meio: “O Pedro Cruz vai treinar o Guilhabreu e já levou o nosso melhor atleta, Tiago Duarte. Não compreendemos esta decisão, parece-nos que ele foi iludido até porque esta foi a melhor época de sempre para ele e foi com o Ricardo Martins como técnico, e não o Pedro Cruz”. Augusto Queiroz também já garantiu novas caras para o S. Cosme: “Já contratámos a Ana Marta para a equipa de seniores femininos e o Ivo Santos para a equipa masculina. Queremos também lançar uma equipa de iniciados para formar mais um ou dois campeões nacionais em dois ou três anos”.

O S. Cosme deixou de ter local para treinar, mas Augusto Queiroz quer resolver a questão rapidamente: “Tive uma reunião com o vereador do Deporto da Câmara da Maia para resolver a questão. Ele ficou de nos arranjar um local para treinar e competir”.
O Presidente do S. Cosme também já definiu os objectivos para a época 2010/2011: “Queremos manter-nos com ambas as equipas seniores na II Divisão Nacional. Em relação às camadas jovens, também queremos continuar a conquistar êxitos e a surpreender o mundo do ténis de mesa em Portugal”, concluiu Augusto Queiroz.

André Cordeiro