Mais de 600 pessoas nos Sábados Verdes

A iniciativa Sábados Verdes, promovida pela Lipor, recebeu 635 visitantes entre 20 de Fevereiro e 17 de Julho deste ano. Um sábado por cada mês, a Lipor abre as portas do Centro de Triagem à população, que é convidada a levar, pelo menos, dois quilos de papel e cartão. Em troca, recebem um prémio. É assim desde 2009.
O objectivo é possibilitar aos cidadãos uma visita pelo Circuito da Reciclagem e conhecerem o percurso dos materiais, desde que são depositados nos Ecopontos e Ecocentros, até serem processados no Centro de Triagem da Lipor. O Sábado Verde de 24 de Abril foi o que recebeu mais visitantes (207), seguindo-se o sábado de 19 de Junho (98).

Com mais de seis centenas de pessoas a visitarem a unidade de Baguim do Monte, em apenas seis meses, a empresa faz um balanço positivo da iniciativa. Os próximos Sábados Verdes estão agendados para 21 de Agosto, 18 de Setembro, 23 de Outubro, 13 de Novembro e 4 de Dezembro. As inscrições para os Sábados Verdes podem ser feitas pelo 800 200 254.

Responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, a Lipor trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos produzidos por um milhão de habitantes.

FA