Socialis termina ano com teatro

A Socialis – Associação de Solidariedade Social realizou, no passado dia 29 de Julho, a festa de encerramento das actividades do ano lectivo 2009/2010, com a representação de uma peça de teatro intitulada “O rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner. Foi no auditório do Fórum Jovem da Maia que os jovens actores, todos do Atl – actividade de tempos livres, brilharam e fizeram a festa “num cenário de sonho e de magia, onde as personagens falam e dançam com as cores, os cheiros, os animais e as estátuas”, conta a associação. “Foi, sobretudo, uma homenagem à diversidade e à integração social”, acrescenta.

A actividade teve como objectivo a participação e a integração, de forma lúdica, de toda a comunidade Socialis, “estimulando o trabalho em grupo, a criatividade; fazendo com que as crianças/jovens e colaboradoras da instituição, em consonância, sejam capazes de expressar, com autonomia, uma visão crítica do mundo, contribuindo para a construção positiva da sua personalidade e interacção social num mundo global e intercultural”.
O cenário e os fatos das personagens foram efectuados no atelier da Socialis pelos próprios utentes.

No final da peça a Socialis ofereceu um lanche a todos os convidados, nomeadamente aos encarregados de educação, familiares e amigos das crianças e jovens que frequentam o ATL. Tudo correu com “boa disposição e muita animação”.
No dia seguinte, os jovens foram passar o dia ao Parque de Avioso, em S. Pedro de Avioso, onde tiveram a oportunidade de realizar alguns jogos e fazer um piquenique, “que foi um momento de grande animação e confraternização; o dia ideal para descomprimir do período de muito trabalho e concentração de final de ano”.

Durante as férias escolares, os utentes do ATL da Socialis cumpriram ainda um plano de actividades pensado para o fortalecimento dos conhecimentos socioculturais. Para além das três semanas da habitual época balnear, os meninos ainda tiveram direito a uma série de actividades culturais, nomeadamente uma visita à Horta da Formiga, em Baguim do Monte, uma visita à Biblioteca Pública Municipal do Porto, onde assistiram a um teatro de sombras, uma visita ao Museu do Vinho do Porto, onde participaram na actividade “Quando for grande quero ser Arquitecto”. Os jovens visitaram ainda o Museu dos Transportes e Comunicações, a Casa Museu Guerra Junqueiro e Fundação Maria Junqueiro e Luís Carvalho e o Parque Biológico de Gaia. O programa de actividades terminou com uma visita às instalações da Guarda Nacional Republicana – Quartel General, onde assistiram às demonstrações proporcionadas pelos agentes, em simulações diversas.