SCUTs deixam de o ser a 15 de Outubro (áudio)

Quem circular nas SCUT Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata começa a pagar portagens a 15 de Outubro. Nas restantes auto-estradas sem custos para o utilizador, a cobrança deverá entrar em vigor até 15 de Abril do próximo ano. É o caso das SCUT do Algarve, Beira Litoral e Alta, Beira Interior e Interior Norte. As datas foram hoje anunciadas após a reunião do Conselho de Ministros.

O Governo aprovou também um regime de isenções e descontos a vigorar até 2012. Prevê isenção nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas restantes. Isentos ficam ainda os residentes em concelhos que se situem a dez quilómetros da via, dentro de uma área metropolitana.

Mas para ter esses descontos, os automobilistas terão de usar o dispositivo electrónico de matrícula.
Um dos autarcas que mais se tem distinguido nas acções contra a introdução de portagens é o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, que fala de uma batalha ganha:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

A partir de Julho de 2012, só ficam isentas as populações em regiões com Produto Interno Bruto per capita inferior a 80 por cento da média nacional.