São Pedro Fins: Semana Cultural de sexta a domingo

Este fim-de-semana, S. Pedro Fins recebe a nona edição da Semana Cultural, um evento já com tradições na freguesia. Este ano o certame adopta um novo formato e transita para o auditório da junta de freguesia. A iniciativa surge para colmatar a lacuna cultural das festas ao padroeiro de São Pedro Fins, que se realizavam no primeiro fim-de-semana de Agosto.

Mesmo assim, não é intenção da junta de freguesia substituir a organização das festas, sublinha o presidente, Marques Gonçalves. O objectivo da iniciativa é tentar chegar a toda a população e faixas etárias da freguesia. No “menu” do certame está a projecção de um filme e algumas actuações musicais. Agora no auditório da junta “para fugir ao possível mau tempo”, conta Marques Gonçalves. Com a Semana Cultural, dá-se a possibilidade à população de S. Pedro Fins de “contactar com outro tipo de actividades, de eventos, que a não serem promovidos pela junta de freguesia, de outra forma não chegavam aos fregueses”, considera Marques Gonçalves.

Programa

Para este ano, há exposição, cinema, música popular, fado de coimbra, assim como outras actuações. Uma semana diferente em São Pedro Fins que começa sexta, 17, com a projecção do filme Aniki Bobo (imagem), de Manoel de Oliveira. A projecção tem início quando forem 21h00. Para sábado, e também às 21h00, há as actuações do Grupo de Cavaquinhos da Escola Dramática e Musical de Milheirós e de Martin da Silva. O evento encerra no domingo, com o espectáculo pelo grupo de fados “Torre d’Anto”, que inicia a actuação às 17h00. Todos os eventos têm lugar no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro Fins.

Pedro Póvoas