Futebol Distritais: Resultados para todos os gostos

O fim-de-semana das equipas maiatas nas divisões distritais da AF Porto teve resultados e sabores diferentes. Enquanto uns continuam sem vencer, há outros que ainda não sabem o que é perder e ocupam os lugares cimeiros da classificação.
Na Divisão de Honra, as três formações da Maia pontuaram, com maior ou menor dificuldade. No Municipal de Pedrouços, os comandados de Adriano Gomes receberam e venceram o SC Rio Tinto com um golo solitário de Orlando aos 54 minutos.
Também a jogar em casa, o Nogueirense não conseguiu levar de vencido o Barrosas. Os homens de Fernando Gomes marcaram cedo, por Carminé aos 3 minutos, e até dispuseram de várias oportunidades flagrantes para dilatar a vantagem. No entanto, no início da segunda metade, os homens de Nogueira da Maia pagaram pelo desperdício, ao verem Pedro empatar para os visitantes e estabelecer o resultado final em 1-1.

Já o Pedras Rubras alcançou a primeira vitória da época. Na deslocação ao terreno do Lixa, os comandados de Caneco venceram por 3-1. Bruno Couto inaugurou o marcador para os maiatos aos 22 minutos, mas Hélder Carvalho empatou ainda antes do intervalo. Numa segunda parte com muitas queixas da arbitragem por parte dos homens de Felgueiras, a formação do aeroporto chegou à vitória com golos apontados por Luís (48) e Nando (65).
Na classificação, o Infesta lidera com duas vitórias em dois jogos. Em segundo aparece o Pedras Rubras com quatro pontos, os mesmos de S. Pedro da Cova, Nogueirense, Valonguense, Pedrouços e Académico de Felgueiras.
Este domingo à tarde tem lugar a terceira jornada, na qual o Pedrouços visita o terreno do Nun’Álvares, o Pedras Rubras recebe o Académico de Felgueiras e o Nogueirense vai até Matosinhos defrontar o recém-promovido Custóias.

Folgosa imparável, Castelo sem vencer

Na 1ª Divisão é que os resultados não foram tão bons. Na Série 1 Castelo da Maia e Maia Lidador continuam sem vencer. Os homens do cavaleiro perderam por 1-0 em casa do Desportivo de Portugal.
Quanto ao Castelo da Maia não teve argumentos na deslocação ao concelho vizinho de Matosinhos para defrontar o Perafita. Os homens da casa fizeram uma grande exibição e derrotaram os comandados de Pedro Vieira por 3-0. André (30), Paulinho (40) e Hélder Maia (81) deram expressão no marcador à supremacia dos matosinhenses.
Na tabela classificativa, que é liderada por um quarteto com sete pontos, as formações maiatas ocupam os lugares cá em baixo. O Castelo é 15º com apenas um ponto, enquanto o Maia Lidador é último ainda sem pontos.

Na Série 2 o Folgosa segue invicto. Após duas vitórias consecutivas, os comandos de Santos Cardoso empataram na recepção ao Leões de Citânia. Os maiatos até estiveram duas vezes em vantagem, mas permitiram aos visitantes chegar ao empate em ambas as ocasiões. Sineiro pôs os folgosenses na frente aos 14 minutos, mas três minutos depois Paulo empatou para os homens de Paços de Ferreira. Aos 20 minutos, Maciel voltou a dar vantagem ao Folgosa, porém já na recta final da partida Vítor fez o 2-2 final.
O Folgosa segue na 3ª posição da classificação com os mesmos 7 pontos do segundo, Dragões Sandinenses. Na liderança está o Rio de Moinhos com nove pontos.
Este domingo realiza-se a quarta jornada nas duas séries. O Maia Lidador recebe o S. Pedro de Rates, o Castelo da Maia também joga em casa frente ao Canidelo e o Folgosa vai até Santo Tirso defrontar o S. Martinho.

Na 2ª Divisão Série 1 também houve maiatos em prova e em evidência. Na estreia na nova temporada, uma vez que o jogo com o Boavista foi adiado, o Águas Santas começou com um triunfo ao bater o Lusitanos fora por 2-1. O Inter Milheirós também tem razões para sorrir esta jornada uma vez que recebeu e venceu o S. Romão por 3-0. Quem não está tão bem é o Gondim. Após uma empate em casa na semana anterior, os comandados de Neca Espanhol foram ao Cerco do Porto perder por 1-0.

Na classificação, Águas Santas (com menos um jogo) e Inter Milheirós seguem respectivamente na 6ª e 7ª posição com três pontos, enquanto o Gondim é 13º com apenas um ponto conquistado.
Na terceira jornada, que terá lugar na tarde deste domingo, Águas Santas e Inter Milheirós defrontam-se no terreno dos aquissantenses naquele que será o primeiro derby maiato da temporada. O Gondim viu o seu jogo com o Boavista ser adiado devido à indefinição dos axadrezados na inscrição da equipa.

André Cordeiro