Derbi maiato anima fim-de-semana dos campeonatos distritais

Pedras Rubras, na Divisão de Honra, e Folgosa, na Série 2 da 1ª Divisão, são as únicas equipas maiatas que continuam invencíveis neste início de época. E os folgosenses até lideram o campeonato em vésperas de dupla jornada. Nogueirense e Pedrouços perderam pontos pela primeira vez em 2010/2011.
A Divisão de Honra até tem o primeiro derbi maiato da época este fim-de-semana. Nogueirense e Pedras Rubras vêm de resultados bem diferentes e encontram-se em Nogueira da Maia na tarde deste domingo para a quarta jornada do campeonato.

Os homens do aeroporto venceram tranquilamente em casa o Académico de Felgueiras por 3-1. Com golos de Biscoito (13) e um bis de Nando (17 e 45), os comandados de Caneco construíram, na etapa inicial, uma vantagem que só foi abalada pelo golo de Vasco já recta final.

Já o Nogueirense não se deu bem na deslocação ao terreno do Custóias. Os homens de Fernando Gomes até chegaram ao intervalo a vencer com um golo de Rui Miguel, mas na segunda parte os matosinhenses deram a volta com tentos de Sérgio Vasconcelos e dois de Ramalho.
Em vésperas da recepção ao Ataense, marcado para a tarde deste domingo, o Pedrouços somou a primeira derrota da época. Em Recarei, Paredes, os maiatos viram-se em desvantagem frente ao Nun’Álvares logo aos 25 minutos, com um tento apontado por Queirós.

Na segunda metade do encontro, os treinadores mexeram e ambos colheram frutos. Saído do banco, André Ribeiro empatou para o Pedrouços aos 79 minutos, mas três minutos depois, o também suplente Cristopher decidiu o jogo a favor do Nun’Álvares e fixou o resultado em 2-1.

O Pedrouços caiu assim para a décima posição e faz parte de um grupo de equipas com quatro pontos do qual também faz parte o Nogueirense. O Pedras Rubras é segundo com sete pontos, menos dois que o líder isolado Infesta.

Folgosa é líder antes da dupla jornada

Na 1ª Divisão esta é semana de dupla jornada, com jogos já amanhã e na terça-feira, dia 5 de Outubro, e feriado onde se comemoram os 100 anos da Implantação da República em Portugal.
O Maia Lidador vai moralizado para este duplo confronto com equipas matosinhenses, que inclui uma deslocação ao terreno do Lavrense (amanhã) e uma recepção ao Leça do Balio (terça-feira).
Os comandados de Hugo Reis receberam e venceram o S. Pedro de Rates por 2-0 com golos de Zé Pedro e Charles, num jogo a contar para a quarta jornada.

Vida difícil tem o Castelo da Maia. Ainda sem vencer, os castelenses vêm no jogo de amanhã em casa do Perosinho, que também ainda não venceu, a oportunidade ideal para iniciar um ciclo de vitórias. Na terça-feira, os comandados de Pedro Vieira têm uma complicada recepção ao S. Félix da Marinha.

No passado fim-de-semana os castelenses voltaram a marcar passo em casa. Apesar da boa exibição, o Castelo foi vítima da eficácia do Canidelo e acabou derrotado por 2-0.

Na classificação, o Castelo é agora penúltimo com um ponto. O Maia Lidador subiu algumas posições e está no 12º lugar com três pontos. Na frente da Série 1 seguem Serzedo e Desportivo Portugal com 10 pontos.

Na Série 2, o Folgosa é a equipa em destaque. Os maiatos recebem amanhã o Dragões Sandinenses e na terça-feira vão até ao campo do Sobrado, mas gozam de uma posição privilegiada na classificação.

No passado fim-de-semana, os homens de Santos Cardoso foram até Santo Tirso vencer o S. Martinho por 3-1. Os folgosenses até estavam a perder ao intervalo, mas uma segunda parte bem melhor, a par dos golos de Hugo, Maciel e Sineiro, deu-lhes a vitória.

O Folgosa soma dez pontos e lidera a Série 2 isolado, mas com o Sobrado e o Rio Moinhos a apenas um ponto de distância.
Na 2ª divisão também há dupla jornada. Após a vitória por 3-0 no derby maiato frente ao Águas Santas, o Inter Milheirós recebe o FC Pedroso amanhã e desloca-se até ao terreno do Gondim, na terça-feira, para um segundo encontro esta época com equipas maiatas.

O Gondim, que folgou no passado-fim-de-semana, visita o campo do Lusitanos antes da recepção aos milheiroenses. Quanto ao Águas Santas, defronta o Ramaldense, fora, já amanhã e no feriado recebe um dos líderes, Gilhabreu.
Recorde-se que na classificação o Inter Milheirós é 4º com seis pontos, o Águas Santas está na 9ª posição com três pontos conquistados e o Gondim está no 15º lugar com um ponto em dois jogos.

André Cordeiro