Maia assinalou Dia Mundial da Alimentação

A Câmara Municipal da Maia comemorou na passada sexta-feira o Dia Mundial da Alimentação junto dos mais pequenos mas não só. O dia começou bem saudável para os que saíam do metro na estação Fórum Maia. Foram distribuídos aos que por lá passavam peças de fruta e mensagens relativas à data. A meio da manhã a comitiva saudável partiu para a EB1 Maia Sede.

Além de alimentação saudável, também eram fornecidos bons conselhos a diferentes sectores da população.
O vereador da educação da Câmara Municipal da Maia, Nogueira dos Santos, recorda que este ano foi criado “um modelo diferente de comemoração” e foram privilegiados “três públicos-alvo fundamentais da nossa estrutura concelhia”: a população escolar, os trabalhadores da autarquia e a comunidade maiata. Foram estes públicos os destinatários da dieta saudável fornecida pela comitiva mas não só. Estavam também a ser ministrados conselhos para um estilo de vida diferente e mais saudável. Mas foi mesmo na EB1 Maia Sede onde os destinatários receberam a comitiva com mais entusiasmo, típico dos mais novos.

No caso dos mais pequenos, a actividade foi mais além. E puderam “meter a mão na massa”. Durante a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, os mais novos aprenderam a fazer o pãovida, alimento com baixo teor de sal, e levaram para casa conselhos para uma alimentação mais saudável. Além dessa actividade, os alunos eram também convidados a frequentar um “mercado improvisado” onde lhes era dado a escolher os alimentos mais saudáveis para a confecção de refeições. Foi também dado um destaque à área de segurança alimentar e aprenderam a detectar os micróbios inofensivos e os mais nefastos à alimentação. A manhã terminou com um grande convívio saudável entre alunos da EB1 Maia Sede, que recebiam conselhos de padeiras, leiteiras e lavradeiras.

Pedro Póvoas