,

Distritais: Uma honra sem mácula

As equipas maiatas a competir na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto fizeram o pleno. À sexta jornada, e pela primeira vez esta temporada, Pedras Rubras, Pedrouços e Nogueirense venceram todos na mesma ronda.

A equipa do aeroporto continua na perseguição ao líder, Infesta. Os comandados de Caneco foram ao terreno do Arcozelo vencer, mas não sem polémica. Após uma primeira parte com oportunidades mas sem golos, o Pedras Rubras adiantou-se no marcador ao minuto 56, por intermédio de Tó.

Os gaienses empataram dez minutos depois por Litros, e quando tudo indicava que o empate seria o resultado final, Areias, na conversão de uma grande penalidade bastante discutível, deu a vitória aos homens do aeroporto.

No Municipal de Pedrouços, os comandados de Adriano Gomes regressaram às vitórias. Na recepção ao Avintes, um golo de Pedrosa a abrir (2) e outro de Ricardo a fechar (81) selaram o segundo triunfo da época para os maiatos.

Quem também regressou aos bons momentos foi o Nogueirense. A jogar em casa frente ao SC Rio Tinto, os comandados de Fernando Gomes venceram com um tento solitário de Lino à meia hora de jogo.

Na classificação, o Custóias continua a liderar com 18 pontos e só vitórias, seguido do Pedras Rubras com 16 pontos e também ainda invicto. O Pedrouços subiu agora ao 6º posto, com 9 pontos conquistados. Já o Nogueirense está na 8ª posição com os mesmos 8 pontos de Salgueiros 08 (7º), AC Felgueiras (9º) e Nun’Álvares (10º).

Na 7ª jornada, que terá lugar na tarde deste domingo, o Pedras Rubras regressa a casa para receber o Barrosas, o Pedrouços visita o terreno do líder, Infesta e o Nogueirense vai até ao campo do Nun’Álvares.

Para baixo não há vitórias

Se na Divisão de Honra as equipas maiatas fizeram o pleno de vitórias, nas divisões mais abaixo houve outro pleno mas pela negativa: ninguém venceu.

Na 1ª Divisão Série 1 o Castelo continua sem vencer dois jogos seguidos. Na recepção ao Senhora da Hora, os homens de Pedro Vieira não conseguiram melhor que um empate a três bolas. Houve muita emoção até final e o destaque vai para o castelense Leão que conseguiu um hat-trick, marcando todos os golos do Castelo.

O Maia Lidador interrompeu a série de quatro jogos sem perder. Os maiatos receberam o Perafita, no Municipal Prof Dr Vieira de Carvalho e saíram derrotados por 2-1. Com mais uma unidade desde muito cedo, o Maia Lidador foi para o intervalo a perder fruto de um auto-golo de Bruninho. Na segunda parte, os homens do cavaleiro carregaram e Marmelo fez o empate já nos últimos minutos. No entanto, um penálti controverso, convertido por Tiago, deu a vitória aos matosinhenses.

Quem não atravessa uma boa fase é o Folgosa. Na 8ª ronda da Série 2, os comandados de Santos Cardoso foram ao campo do Leverense empatar a uma bola e já não vencem desde a quarta jornada.

A liderança da Série 1 é repartida por Canidelo e Desportivo Portugal, que contabilizam 20 pontos. Com metade da pontuação aparece o Maia Lidador na 10ª posição, enquanto o Castelo é 12º com 8 pontos. Na Série 2 o Folgosa caiu para ao 8º posto com os mesmos 12 pontos do nono S. Martinho, e a quatro dos líderes Marco 09 e Leões de Citânia.
Na nona jornada, que se joga na tarde de domingo, o Maia Lidador volta a jogar em casa, desta feita frente ao Gulpilhares, o Castelo vai ao terreno de um dos líderes, no caso o Desportivo Portugal, e o Folgosa recebe o Caíde Rei.
Na Série 1 da 2ª Divisão o cenário também não foi melhor para as formações maiatas. O Inter Milheirós foi o que fez melhor ao empatar a duas bolas no terreno do Cerco do Porto. Já Gondim e Águas Santas foram ambos derrotados. Os gondinenses receberam o Guilhabreu e perderam por 1-2, enquanto os aquissantenses também perderam por 1-2 em casa frente ao Torrão.

Já esta quarta-feira, num jogo em atraso da 1ª jornada, o Águas Santas voltou a perder,
de novo em casa frente ao Boavista por 1-0.

Na classificação liderada por FC Pedroso e Guilhabreu, com 15 pontos, o Inter Milheirós é 7º com 11 pontos, o Gondim está em 11º com oito pontos e o Águas Santas é o último com apenas três pontos conquistados.
Na 8ª jornada o Inter Milheirós recebe o Boavista, o Gondim visita o campo do Pasteleira e o Águas Santas desloca-se ao terreno do Atlético de Vilar.

André Cordeiro