Grupo Desportivo Os Maiatos aposta no futsal e BTT

Paulo Ribeiro é o presidente da direcção do Grupo Desportivo (GD) Os Maiatos. O clube foi fundado em 2007, e tem origem no Grupo Desportivo PR (Paulo Ribeiro), colectividade que deu os seus primeiros passos em 2004, com a criação de um grupo de futebol formado por amigos da empresa Paulo Ribeiro Construções. “Depois foi evoluindo cada vez mais. Entramos para a Liga da Maia na modalidade de futsal e integramos o BTT. Devido ao alargamento da actividade do clube, em 2007 fomos obrigados a oficializar o Grupo Desportivo PR”, explica o presidente da direcção, Paulo Ribeiro. Este ano, a direcção decidiu alterar a designação do clube, “porque o clube não é meu, é dos sócios”, justifica o director que até há pouco tempo tinha o seu nome ligado à denominação da colectividade. Surgiram então Os Maiatos, numa espécie de homenagem à gente da terra.

Com cerca de 100 sócios, o clube tem sede social na freguesia de Moreira da Maia. Mais precisamente na Via Adelino Amaro da Costa, no nº 1011. As instalações foram alugadas recentemente, e deverão ser inauguradas em Dezembro. É um equipamento dotado de instalações de restauração, que permitirão ao clube ter em funcionamento uma área de café e convívio para os associados e amigos da colectividade.
Financeiramente, o GD Os Maiatos vive apenas das quotas que, mensalmente, os sócios pagam, e com os apoios que algumas empresas particulares vão concedendo.

Tem como principais actividades desportivas, o futsal e o BTT. “Em futsal temos vários escalões, desde os seniores, escolas, femininos e veteranos. No BTT estamos abertos a qualquer pessoa dos 8 aos 80 anos. O BTT tem apenas como objectivo o lazer”, refere Paulo Ribeiro. No que se refere ao futsal, o grupo compete na Liga de Futsal da Maia. Para o futuro, o objectivo é inscrever o clube no campeonato da Associação de Futebol do Porto (AFP). Estava já previsto para este ano a inscrição de duas equipas seniores, masculina e feminina, “mas devido aos investimentos que tivemos de fazer na nossa sede, adiamos isso para o ano”, adiantou o presidente da direcção. Nesta modalidade, movimenta cerca de “40 a 50 atletas” em todos os escalões.

Liga Futsal da Maia

Fausto Saavedra é o responsável pela direcção desportiva do clube. Entrou para o clube a convite de Paulo Ribeiro, integrando a equipa de futsal. Mais tarde, o gosto pelo desporto e pelo clube, levaram-no a um maior envolvimento na vida da colectividade. “É muito fácil gostarmos de trabalhar com estas pessoas, com este grupo. E sem dúvida alguma que, trabalharmos para os outros, para poderem praticar desporto, é muito gratificante”, sublinha.
Quanto à Liga de Futsal da Maia, o campeonato de seniores masculinos já começou. Estão já decorridas duas jornadas e somadas duas derrotas. No entanto, Fausto Saavedra acredita que a equipa vai conseguir dar a volta. “O início de época ainda não está a correr tão bem como queríamos. Mas de certeza absoluta que vamos chegar ao final com óptimos resultados”.
Na terceira jornada do campeonato masculino da Liga de Futsal da Maia, o GD Os Maiatos defronta o GD Águas Santas, este sábado. O encontro está marcado para as 17h00, no Pavilhão Municipal do Castelo. “Penso que vai ser o início de algo muito bom”, diz o director desportivo. No que diz respeito às equipas feminina e veteranos, o campeonato da Liga de Futsal da Maia só arranca em Janeiro, mas os treinos já começaram.

Inter- Freguesias da Maia de BTT 2011

Mais uma vez, o GD Os Maiatos foi convidado pela Câmara Municipal da Maia para organizar o campeonato Inter-Freguesias na modalidade de BTT.
Este ano foi alargado o número de provas, “porque a procura tem sido muito grande”, referiu o director desportivo. Vai ter uma prova só para crianças e seis provas para os restantes escalões. No ano passado, foram apenas quatro. A edição de 2011 vai ser organizada em parceria com a DOISW, empresa promotora de eventos desportivos.
Fausto Saavedra está convicto de que, a exemplo dos anos anteriores, a prova será um sucesso. “Tem tido uma adesão enorme. Cerca de 200 a 300 atletas têm-se deslocado à Maia para praticar o BTT”, revela o director desportivo Fausto Saavedra.
Em 2012 poderão surgir mais novidades, no que diz respeito ao BTT. O clube pretende organizar, em conjunto com a DOISW, a Maratona Cidade da Maia. “É uma maratona em que vamos apostar, prevista para Fevereiro de 2012. Estamos já a trabalhar nisso, em conjunto com a DOISW”, adiantou Paulo Ribeiro.

Eleições

O clube vai a sufrágio no próximo dia 21, pelas 16h00. Mais uma vez, Paulo Ribeiro encabeça a única lista candidata. Para os próximos três anos, as prioridades do mandato passam por inscrever, pelo menos, duas equipas seniores na AFP, e a aquisição de uma viatura para o transporte dos atletas.
Empresário da construção civil, Paulo Ribeiro esteve desde sempre ligado ao desporto. E por isso, chegar a dirigente de uma colectividade acabou por ser um processo natural. “Fui atleta, sempre gostei de desporto e fui director desportivo. É algo que esteve sempre ligado à minha vida pessoal”, diz.

Fernanda Alves

1 responder
  1. Elisabete Matos
    Elisabete Matos says:

    É uma óptima iniciativa…podem contar com a minha ajuda voluntária, todos os Maiatos deviam ter orgulho em ajudar esta causa desportiva! Elisabete Loureiro Matos

Os comentários estão fechados.