Distritais: Oportunidade perdida

O Pedras Rubras não conseguiu passar em Rio Tinto desperdiçando a ajuda dos vizinhos do Nogueirense, que empataram em casa do líder, o FC Infesta. Aliás, este fim-de-semana não foi muito produtivo para as formações maiatas, uma vez que só o Maia Lidador venceu.

Na Divisão de Honra só houve empates. O vice-líder Pedras Rubras foi até casa do Atlético de Tio Tinto mas não conseguiu somar a nona vitória da época, acabando por perder dois pontos.
Os comandados de Caneco até se puseram em vantagem com um golo de Nando aos 75 minutos, mas pouco tempo volvido os homens de Rio tinto empataram por Maga (80), estabelecendo o resultado final em 1-1.

O Nogueirense fez história neste campeonato. Os homens de Fernando Gomes foram ao campo do líder Infesta, que até aqui só somavam vitórias. Com um primeiro tempo de bom nível, os mamadenses chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, através de um golo de Vitinha II (28). Porém, na segunda parte os maiatos reagiram e conseguiram empatar por Nuno (60), roubando os primeiros pontos ao líder.
O Pedrouços, já sem Adriano Gomes e com o adjunto Edgar a orientar a equipa, recebeu o Académico de Felgueiras. A partida foi equilibrada e os homens da casa tiveram que recuperar de três desvantagens para chegar ao empate final a três golos.

Coelho inaugurou o marcador para os felgueirenses aos 9 minutos, mas Pedrosa empatou pouco depois (17). Telmo, aos 22, voltou a pôr os visitantes em vantagem e Pedrosa bisou ainda antes do intervalo, restabelecendo a igualdade.
Na segunda parte foi preciso esperar pelos minutos finais para ver mais golos, Totta fez o terceiro do Académico de Felgueiras e César, de grande penalidade, pôs o resultado final em 3-3.
Após 11 jornadas, o Infesta continua na liderança com 31 pontos, logo seguido do Pedras Rubras com 26. O Nogueirense aparece no 6º posto com os mesmos 17 pontos do Nu’Álvares (5º), enquanto o Pedrouços é 10º com 14 pontos.

Na 12ª jornada, que tem lugar este domingo à tarde, há um derby maiato. O Pedrouços desloca-se até o Municipal de Nogueira da Maia para defrontar o Nogueirense. Já o Pedras Rubras joga em casa, onde recebe o 5º classificado Nun’Álvares.

Uma vitória apenas

Nos escalões mais baixos da AF Porto as equipas maiatas também não foram muito felizes. Três derrotas, um empate a uma vitória é o saldo deste fim-de-semana.
O único triunfo foi alcançado pelo Maia Lidador. Os homens do cavaleiro receberam o Valadares no Estádio Prof. Dr. Vieira de Carvalho e venceu por 2-0 com dois golos de Moutinho.
Ainda na Série 1 da 1ª Divisão, o Castelo da Maia saiu derrotado na deslocação à Póvoa de Varzim. Frente ao Balasar, os homens de Pedro Vieira sofreram um golo aos 20 minutos, por intermédio de Zacarias, e nunca conseguiram chegar à igualdade.

Já na Série 2, o Folgosa recebeu o Marco 09 numa partida que terminou como começou, empatada a zero. Apesar das várias oportunidades de golo, nenhuma das equipas conseguiu desfazer o nulo inicial.
Na classificação da Série 1, liderada pelo Desportivo Portugal com 30 pontos, o Maia Lidador subiu ao 6º posto, com 21 pontos, enquanto o Castelo mantém o 11º lugar com 15. Na Série 2 o Folgosa é 9º com os mesmos 19 pontos de Sobrado (7º) e Águias de Eriz (8º). Na liderança continua o Dragões Sandineneses com 25 pontos.
A 14ª jornada realiza-se domingo a tarde com mais um duelo maiato. O Maia Lidador vai até ao Parque de Jogos Dr. Costa Lima enfrentar o Castelo da Maia. Já o Folgosa vai até Vila nova de Gaia defrontar o Crestuma.

O feriado de 1 de Dezembro, que comemora a Restauração da Independência, também tem jornada marcada, a 15ª. Nesta quarta-feira o Maia Lidador recebe o Canidelo, o Castelo da Maia visita o terreno do Gulpilhares e o Folgosa joga em casa frente ao Águias de Eriz.
Na Série 1 da 2ª Divisão só houve derrotas maiatas. O Inter Milheirós foi perder a Guilhabreu por 3-2, o Gondim foi goleado no terreno do Sporting da Cruz por 4-1 e o Águas Santas somou a 12ª derrota da época ao ser derrotado por 2-1 em casa do Vila FC.

Na classificação, liderada por CA Rio Tinto, Guilhabreu e Sporting da Cruz, com 27 pontos, o Gondim é agora 7º, com 18 pontos, o Inter é 11º com 15 pontos, e o Águas Santas é último ainda sem qualquer ponto.
Também na 2ª Divisão há dois jogos na próxima semana. No domingo o Gondim recebe o Vilar do Pinheiro, o Inter Milheirós também joga em casa frente ao Pasteleira e o Águas Santas tenta a primeira vitória da época na recepção ao Progresso.
Já no feriado de quarta-feira 1 de Dezembro, o Gondim visita o terreno do Vila FC, o Inter vai até Vila Nova de Gaia para defrontar o Torrão e o Águas Santas o terreno do S. Romão.

André Cordeiro