“Café Concerto” com o Coral Jovem de Gondim

“Café Concerto” é o tema escolhido pelo Coral Jovem de Gondim para o espectáculo deste ano. É pelo terceiro ano que este grupo, que reúne jovens de várias freguesias do concelho, sobe ao palco do Fórum da Maia para brindar a população com um espectáculo musical e cénico, naquele que é o seu concerto anual. É já no dia 15 de Janeiro, a partir das 21h30.

No palco, juntamente com o Coral Jovem de Gondim, vão estar os músicos que compõem a Banda Conclave, mostrando que o pop-rock aliado às vozes em coro pode proporcionar momentos de surpresa no público.
O reportório do concerto foi preparado ao longo dos últimos meses e contempla temas como “O Primeiro Dia” de Sérgio Godinho, “Sweet Dreams” dos Eurytmics, “O que é que a baiana têm” de Carmen Miranda e ”Summer Night” dos Grease. Podem ainda ouvir-se músicas dos Cold Play e dos Muse. Não vão faltar também dois medleys, um com canções dos Beatles e outro com músicas infantis. “Um presente que contem qualidade musical”, garante a directora do Coral Jovem Gondim. “As pessoas podem esperar músicas da sua juventude e as crianças e os jovens podem esperar músicas da sua actualidade e nesse sentido, nós conseguimos chegar a todo o tipo de público”, acrescenta Catarina Ferreira.

No último concerto reuniram cerca de 500 pessoas na plateia e esta responsável assume que é um número de pretendem manter. “O nosso intuito é que os amigos dos amigos e o público em geral se sintam como amigos neste nosso café concerto”, sublinha.
E se a iniciativa vai na terceira edição, acrescenta, é porque as pessoas já lhes reconhecem mérito. Prova disso, confessa, foi o convite para participarem no Festival de Música da Maia e actuarem no mesmo dia de nomes da música como Rodrigo Leão, Deolinda e Cristina Branco. “É uma grande alegria o coral já ser considerado e conhecido pelas pessoas. Catarina Ferreira não esconde que este foi “sem dúvida” o ponto alto da carreira do coral. “Foi um momento de visibilidade e de reconhecimento”.

O coral também já realizou pequenos concertos pelas freguesias da Maia e mesmo fora do município e Catarina Ferreira afirma que a aceitação das pessoas tem sido muito positiva. “A nossa preocupação em chegarmos às pessoas com a nossa música e a preocupação que as pessoas ouçam sempre alguma coisa que reconhecem e que gostam, faz com que as pessoas nos queiram convidar. As pessoas convidam-nos porque sabem que o nosso reportório abrange vários tipos de música”.

Nesta altura, o grupo conta com 17 elementos. Aos quais se juntam mais quatro da banda Conclave. Um número reduzido em relação a anos anteriores porque por questões profissionais e académicas alguns elementos tiveram que deixar a música. Ficam “os resistentes e os fundadores”, sublinha Catarina Ferreira.
A entrada para o concerto do Coral Jovem de Gondim custa cinco euros e a receita serve para o grupo fazer face às suas despesas anuais, nomeadamente para a compra de equipamento de som, quando é necessário.
Fica então o convite para que no dia 15 de Janeiro, cá “tomar um café” com o Coral Jovem de Gondim. “Um café cheio de boa música e, de certeza, cheio de animação e cultura musical”, conclui Catarina Ferreira.

Isabel Fernandes Moreira