A EB1 da Maia quer levar os pais à escola

“Os pais também vão à escola” é a actividade proposta pela associação de pais da EB1 Maia aos encarregados de educação dos alunos. Nesta sexta-feira, 28, às 21h00, será debatido o assunto “Como posso rentabilizar o tempo de forma a conseguir estar presente na vida do meu filho?”.
O tema “Como posso rentabilizar o tempo de forma a conseguir estar presente na vida do meu filho?” foi escolhido pela associação de pais, por esta considerar que os pais sentem dificuldade em fornecer tempo de qualidade aos filhos e consequentemente apoiá-los filhos nas dificuldades que enfrentam à medida que crescem.

O evento tem como objectivo trazer os encarregados de educação à escola, para debater assuntos que digam respeito ao quotidiano dos filhos. Como posso preparar o meu filho para um desenvolvimento saudável da sexualidade? Como o posso motivar para a escola e para o estudo? Como ajudar as crianças a desenvolver a consciência cívica? Estes são alguns dos temas. Há outros em perspectiva.

Visto que na EB1 existem crianças autistas e estas carecem de necessidades especiais no que diz respeito à integração nas turmas, será também abordado o tema dos desafios de saber educar crianças com características diferentes. Tema importante não só para os pais dos alunos autistas, mas também para os pais de outras crianças, “um pai que não está a par desta situação, não sabe muitas vezes como agir perante um filho que presenciou o comportamento de um menino autista na escola”, afirma Henrique Carrola.

O presidente da associação de pais conta não só com a presença dos encarregados de educação, mas também com a participação activa dos mesmos: “Queremos retirar o conceito de palestra em que alguém fala e os pais ouvem. Queremos que seja um espaço mais participativo, queremos que haja intervenção dos pais, queremos que hajam dúvidas colocadas pelos pais e que dentro da medida do possível de possa dar resposta a todas as questões colocadas”.