Maiatos sem medalhas no Europeu

Nem Inês Rodrigues, nem Gonçalo Pinto conseguiram trazer medalhas do Campeonato Europeu de Cadetes, Juniores e Sub-21, que decorreu na cidade de Novi Sad, na Sérvia, entre os dias 10 a 13.
A comitiva portuguesa teve boas prestações, mas ao contrário da última edição, onde a maiata arrecadou uma medalha de bronze, desta vez não houve subidas ao pódio por parte dos atletas do Clube de Karaté da Maia.
Inês Rodrigues competiu na categoria de -61Kg no escalão de Sub-21 pela primeira vez ao nível internacional. A jovem maiata conseguiu passar a primeira volta com uma boa estratégia frente a uma karateca holandesa vencendo por 3-0.

Na segunda volta encontrou a medalhista mundial italiana e conseguiu eliminá-la com 4 pontos da portuguesa, um deles com uma técnica de grande dificuldade. Na passagem para a meia-final Inês apanhou a conhecida austríaca Alisa, que defrontou no Open de Paris, e que apresenta um sistema de combate muito parecido com a portuguesa. O empate foi uma constante durante o tempo de combate, bem como no prolongamento de 1 minuto, onde as duas atletas pontuaram ambas com 1 ponto. Na decisão arbitral, Inês Rodrigues acabaria por perder por uma bandeira.

Ficou a expectativa de repescagem, mas a mesma não aconteceu porque a austríaca perdeu na passagem à final com uma karateca russa, acabando por se classificar em 3ºLugar.
O outro maiato, Gonçalo Pinto, que competiu no escalão de -68Kg na categoria de Sub-21, também não viu a sorte do seu lado. Na primeira eliminatória passou por Bye e na segunda encontrou o austríaco Pokomy, mais um atleta promissor do karaté austríaco, que levou a melhor sobre o português no final do tempo regulamentar.

A esperança de uma possível luta pelo terceiro lugar caiu por terra quando o austríaco perdeu na passagem à final por decisão arbitral Terminava assim o sonho de mais um maiato de alcançar a medalha de bronze.
Este fim-de-semana vai-se realizar o Campeonato Regional Sénior, no Pavilhão Municipal de Gueifães. Vários atletas do Clube de Karaté da Maia estarão presentes para tentar a passagem ao campeonato nacional, que será no próximo mês de Março.

André Cordeiro