Escutismo pela comunidade

“Ser. Agir. Acontecer – Escutismo e Comunidade” é o tema do seminário escutista que vai decorrer este fim-de-semana no Fórum da Maia e que conta com a presença de escuteiros de Portugal, Marrocos, França e Espanha.

O seminário pela primeira vez realizado fora do Porto, arranca amanhã, às 14h00, com a conferência de abertura “Ser. Agir. Acontecer” pelo orador Américo Mendes, professor na Universidade Católica do Porto e termina no domingo, com uma eucaristia dirigida pelo bispo do Porto, Manuel Clemente.

Durante este fim-de-semana haverá debates, vão ser apresentados projectos de desenvolvimento comunitário nacionais e internacionais e vão decorrer workshops acerca da implementação de um projecto comunitário, dedicados à sustentabilidade, património, estilos de vida saudáveis, crianças em risco.
Joaquim Santos Pena, chefe dos escuteiros da Maia, explica que o objectivo da iniciativa é que “os que estiverem presentes no seminário, possam pôr em prática o que ouviram e dinamizar as comunidades envolventes, num ano em que se comemora o ano europeu do voluntariado”.

Joaquim Santos Pena acredita que o feedback dos seminários realizados em anos anteriores, “é sempre muito positivo pois embora nem tudo o que se partilha no seminário é posto em prática, os participantes levam sempre algo de positivo e novas ideias do encontro”.
O seminário está aberto não só a escuteiros, mas também a todos os interessados.