“Optimismo na Educação” marca Semana da Família

Numa altura em que o pessimismo é o sentimento mais comum entre os portugueses, optimismo é a proposta da Câmara Municipal da Maia para mais uma Semana da Família, que decorre desde ontem e até sexta-feira. Alheio à situação económica do país, o pelouro da Educação da autarquia maiata propõe um workshop e uma palestra em torno do tema “Optimismo na Educação”. Sem esquecer a possibilidade dos pais irem à escola e se envolverem nas actividades dos mais pequenos.

Um fim de tarde diferente, onde pais, demais familiares e alunos poderão explorar as várias temáticas abordadas ao longo do ano” foi o convite lançado pelo presidente da câmara no flyer que divulga a iniciativa e que pode ser consultado no Portal da Educação.

Já pelo quarto ano consecutivo, a Semana da Família surge no âmbito das Actividades de Apoio à Família, sejam as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Componente de Apoio à Família (CAF) ou Serviço de Apoio à Família (SAF).

Desde ontem, e sob o mote Semana Aberta, as escolas abrem as portas a pais e encarregados de educação para assistirem, e até participarem, durante a tarde, numa das actividades frequentadas pelo educando. Acredita o vereador da Educação, Nogueira dos Santos, que uma educação mais alicerçada se faz com este envolvimento de toda a comunidade educativa:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Também para pais e filhos, em conjunto, foi pensado o Workshop – Circuito Optimismo na Educação”, com actividades lúdicas relacionadas com o optimismo. Hoje, a partir das 18h00, na Escola Gonçalo Mendes da Maia e na Escola Básica (EB) 1 / Jardim de Infância (JI) Cidade Jardim. Amanhã, será a vez das escolas EB 1 de Ferronho e de Crestins e, na quinta-feira, a EB 1 / JI de Arcos e o Centro Escolar Vermoim / Gueifães.

Mas a Semana da Família só fica completa com a palestra marcada para sexta-feira, a partir das 21h00, no auditório do Cinema Venepor. Moderado pela educadora de infância no Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, especializada em ensino especial, Zélia Montenegro, o painel contará com as intervenções do vice-presidente da Associação Portuguesa de Coaching, Sérgio Almeida, a responsável pelo acompanhamento de projectos de educação para o empreendedorismo na Direcção Regional de Educação do Norte, Cristina Soutinho e a psicóloga e neuropsicóloga clínica Maíara Canijo Diniz, para abordarem, respectivamente, as temáticas Coaching Parental, Empreendedorismo e Optimismo na Educação.

Marta Costa