Pais foram à escola

Num concelho onde “o optimismo prevalece na área da educação”, este foi o tema escolhido para a quarta edição da Semana da Família, que decorreu entre os dias 21 e 25 de Março, superando as expectativas da organização. As palavras foram do vereador do pelouro da Educação na Câmara Municipal da Maia, Nogueira dos Santos, ainda a iniciativa decorria. O autarca sustentava a opinião, por exemplo, na procura do ensino no concelho.

No âmbito das Actividades de Apoio à Família – Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Componente de Apoio à Família (CAF) ou Serviço de Apoio à Família (SAF) – as escolas abriram na última semana as portas a pais e encarregados de educação para assistirem, e participarem, nas actividades frequentadas pelo educando. Até porque, sublinha Nogueira dos Santos, “os pais são parceiros privilegiados na área da educação”. Para isso, acrescenta, é preciso que estejam atentos, mas também que os alunos “sintam que os pais pertencem ao meio escolar” e que conhecem o que lá se passa. Acredita o vereador da Educação que uma “melhor educação”, e mais alicerçada, só se consegue com esse envolvimento de toda a comunidade educativa. E foi o que demonstraram na última semana:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Conclui Nogueira dos Santos que a participação activa dos pais tem vindo a crescer, ao mesmo tempo que percebem o esforço da autarquia em oferecer melhor educação. Daí que, segundo o vereador, não tenham demonstrado durante esta Semana da Família qualquer tipo de preocupação. Dia ainda o vereador da Educação que “está ultrapassada” a atitude “fiscalizadora e regulamentadora”:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Marta Costa