Jantares de Queirós em Santo Tirso

A Escola Secundária D. Dinis, em Santo Tirso, vai realizar o Jantar Queirosiano, no dia 8 de Abril, às 20h00. A iniciativa que já faz parte da tradição e da agenda cultural da cidade e do concelho de Santo Tirso, insere-se na Semana da Escola, programa que vai de dia 1 a 8 de Abril e que tem programadas diversas actividades, incluindo a divulgação da oferta de cursos que vão funcionar na escola, no próximo ano lectivo.

A semana culmina com o Jantar Queirosiano, “organizado anualmente há mais de uma década”, segundo Marta Monteiro, da escola D. Dinis, que explica que o Jantar Queirosiano “consiste numa festa da escola, em que a escola se abre à comunidade e mostra algumas das actividades que vêm a ser desenvolvidas ao longo do ano”.
Marta Monteiro, não querendo adiantar grandes particularidades e surpresas que o Jantar vai revelar, explica que “durante o mesmo as pessoas vêm trajadas de acordo com a época de Eça de Queirós, vão ser representadas algumas partes do livro “Os Maias” e vão ser apresentadas uma ou duas danças típicas da época do livro”.

Marta Monteiro afirma que os alunos que têm a oportunidade de participar, “guardam sempre com muito carinho a recordação do jantar”. Acredita ainda que “o feedback do jantar é muito positivo não só da parte dos alunos, mas de toda a comunidade Tirsense”
A iniciativa está aberta apenas à comunidade escolar de S. Tirso e tem como objectivos principais estimular a leitura e gosto pelo livro “ Os Maias” de Eça de Queirós e assinalar um período importante na vida de um estudante, o final do 11º ano.