Maia lança projecto Vencer o Tempo nas Sete Cidades

A Câmara da Maia promove esta terça-feira, 12 de Abril, às 15h00, um encontro inter-geracional com cerca de 85 idosos maiatos e 54 jovens das três escolas secundárias da Maia, no Complexo Municipal da Quinta da Gruta. É uma iniciativa do projecto Vencer o Tempo nas Sete Cidades, sendo que a Maia é um dos municípios fundadores e que “visa reconhecer as Cidades Amigas das Pessoas Idosas por parte da Organização Mundial de Saúde”.

O desafio lançado pela Associação Vencer o Tempo aos sete municípios participantes visa promover o contacto entre idosos e jovens, sendo que cada jovem “adoptará” um idoso.
Da parceria entre a autarquia e as três escolas secundárias existentes, Águas Santas, Castelo da Maia e Maia, foram seleccionados jovens do 10º e 11º ano, que acompanharão os idosos até ao final deste projecto, que tem uma duração de dois anos.

O projecto implica que cada jovem contactará com dois idosos telefonicamente duas vezes por semana e uma vez presencialmente de 15 em 15 dias, no mínimo. Estes encontros não terão de ser no domicílio do idoso, sendo até aconselhado que o jovem passeie com os idosos, partilhando experiências actuais e fazendo coisas que os idosos gostem de fazer.