Folgosa “limpou” balneário

Praticamente será uma equipa nova que vai começar do zero a época 2011/2012 no Folgosa da Maia Futebol Clube. Do plantel da época passada apenas ficaram seis atletas. Assim sendo, o grupo de trabalho será composto 80 por cento por novas contratações. Falta de ambição e comodismo são as causa que estão na base das dispensas da direcção em comum acordo com o treinador Maurício Lemos, que se mantém na liderança da equipa técnica.

De acordo com o presidente da direcção, José Augusto Azevedo, as mudanças estão relacionadas com os resultados obtidos na época passada. Ora, na época passada o Folgosa terminou a 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto no sétimo lugar com 49 pontos. “Não atingimos as metas que tínhamos pensado no ano passado”, justifica “Havia jogadores que já estavam lá há muitos anos, portanto, estavam acomodados e como tal já nem se incomodavam muito se eram suplentes se eram titulares e temos que dar ambição ao grupo para lutar pelos primeiros lugares”, acrescenta José Augusto Azevedo.
“Havia falta de ambição e comodismo porque o Folgosa é um clube que paga pouquinho mas paga certinho como tal é fácil e é bom estar no Folgosa, mas nós queremos jogadores que tenham mais garra, que queiram subir no futebol, que queiram ganhar jogos, que queiram correr riscos porque também é preciso correr riscos”. Daí, sublinha, a direcção ter decidido fazer uma espécie de limpeza do balneário. “O treinador apercebeu-se das deficiências que tínhamos, apercebeu-se do plantel que tínhamos e dos 17 jogadores que foram embora só dois é que manifestamos a intenção de eles continuarem, mas eles quiseram seguir outros rumos, os outros foram todos dispensados”.

O novo grupo foi escolhido de comum acordo entre o treinador e a direcção, garante José Augusto Azevedo e é composto por jogadores que provas dadas. “São todos jogadores com nome feito, a maior parte deles, estamos a falar de atletas que vêm o Rio Tinto, Desportivo de Portugal, Valonguense e do Alfenense, jogadores que nós conhecemos e que à partida nos dão algumas garantias”.
A apresentação do plantel está marcada para dia 13 de Agosto e a equipa começa a treinar oficialmente no dia 15. “O campeonato este ano começa muito mais tarde e entendemos que um mês, um mês e pouco é tempo suficiente para a equipa se preparar para o início da época”, que está marcado para o dia 18 de Setembro.

Isabel Fernandes Moreira