Incêndio em mato em Cidadelha (com áudio)

Os Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Moreira da Maia e S. Mamede de Infesta combatem as chamas no lugar da Ponte, junto a Cidadelha, na fronteira entre a Maia e a Trofa. É um dos cinco incêndios activos no território de Portugal continental, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O incêndio em mato deflagrou por volta das 4h30, tendo sido dado como dominado pouco depois das 6h00, numa acção de combate comandada pelo corpo de bombeiros da Trofa. Mas as atenções voltaram-se de novo para este local, com a reactivação do incêndio, já depois das 15h30.

A comandar as operações está o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Domingos Brites. Pela frente, os bombeiros têm uma frente activa, algo extensa, sobretudo de eucaliptos jovens. E que estava em franca progressão, quando Domingos Brites chegou ao local para assumir o comando das operações. Há minutos, adiantou a PRIMEIRA MÃO que “o pior já passou” e que as habitações nunca estiveram em risco:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O comandante de Pedrouços estava ainda a contabilizar os meios envolvidos – humanos e materiais – mas o site da ANPC aponta para 24 elementos e nove veículos operacionais. Avança ainda, no site, que o fogo foi dominado por volta das 16h30.

Marta Costa