Universidades portuguesas entre as melhores


As universidades de Aveiro, Porto, Coimbra e Nova de Lisboa estão entre as 400 melhores instituições de ensino superior do mundo. Isto de acordo com numa listagem elaborada pela publicação “Times Higher Education”.

Segundo o ranking, que se realiza pela oitava vez, a universidade de Aveiro está à frente das quatro portuguesas, ocupando o 304º lugar. Segue-se a Universidade do Porto em 333º. Já a Universidade de Coimbra surge na 355ª posição e a Universidade Nova de Lisboa ocupa a 381ª posição do ranking.

A listagem das universidades é feita tendo como base os fundos disponíveis para investigação, reputação, número de estudantes internacionais, pessoal e colaboração com universidades estrangeiras, ligação à indústria, número de citações e a qualidade do ensino.

Destaque ainda para o facto de a Universidade de Harvard ter sido destronada do topo da listagem pela Caltech (California Institute of Technology), uma instituição bem mais recente do que Harvard.

O top das 200 melhores universidades é composto maioritariamente por instituições norte-americanas e britânicas. São 75 dos EUA, Reino Unido 32, Alemanha e Holanda 12 cada e nove do Canadá.