Metro chega hoje a Santo Ovídio


Este sábado, abre à exploração comercial a estação de Santo Ovídio da rede do Metro do Porto. Localizada no coração de Vila Nova de Gaia, a abertura da nova estação assinala a conclusão da expansão e requalificação da Linha Amarela (D).

A primeira estação subterrânea de Vila Nova de Gaia é a 81ª estação da rede do Metro do Porto – a 15ª enterrada -, e localiza-se sob a rotunda de Santo Ovídio. Com acessos facilitados pelos quatro elevadores, oito escadas rolantes e quatro rampas de acesso, a nova Estação da Linha D conta com dois cais de embarque, em ambos os sentidos da operação.

O primeiro Metro do dia sai de Santo Ovídio às 6h00 e o último à 01h03. A frequência de passagem no período de maior movimento, entre as 7h00 e as 20h00, ronda os 6 minutos e nos restantes períodos do dia o tempo médio de espera é de 12 minutos.

Dez minutos é quanto demora a viagem entre Santo Ovídio e a baixa do Porto, em São Bento. Já a ligação entre a nova estação e a estação central de toda a rede do Metro do Porto, a Trindade, pode ser feita em 13 minutos. Quem percorrer toda a Linha Amarela entre Santo Ovídio e o Hospital de São João, pode contar com uma viagem de 25 minutos.

Os trabalhos desta fase de expansão da Linha Amarela, que engloba a construção do interface e da pala de cobertura da estação de D. João II e a construção da estação de Santo Ovídio representam um investimento de 36.711 milhões de euros.

Na estação de Santo Ovídio vai ser aplicado o projecto-piloto do Sistema de Identificação de Cor para Daltónicos, vulgarmente conhecidos como ColorAdd.