Oficina dos Sentidos – Um Lugar Cristão promove feira da saúde em Gondim

O grupo de solidariedade Oficina dos Sentidos – Um Lugar Cristão, de Gondim, Maia, vai promover no sábado, 12 de Novembro, a I Feira da Saúde. A iniciativa vai decorrer entre 9h30 e as 17h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Gondim.

Como é habitual neste género de eventos, serão realizados diversos rastreios. De colesterol, glicemia, saúde oral, rastreio auditivo e de visão, avaliação de Índice de Massa Corporal e haverá ainda pequenas palestras oferecidas pelo Unidade de Cuidados à Comunidade do Castelo da Maia.

A Feira da Saúde tem o apoio de diversas entidades. Desde logo da Junta de Freguesia de Gondim, da Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Escola Superior de Saúde, Diagonal Óptica, Farmácia do Castelo da Maia e o Centro de Saúde do Castelo.

A Oficina dos Sentidos – Um Lugar Cristão foi constituída em Gondim mas alguns dos seus elementos não são residentes na freguesia. Todos decidiram intervir de uma forma solidária e social na comunidade da Maia. Integra jovens com idades entre os 12 anos e os 30 anos.

Este é o primeiro projecto público da Oficina dos Sentidos, que está ainda a dinamizar acções de apoio como a recolha de tampas para troca por próteses ou aparelhos de mobilidade, além da recolha de roupa e alimentos para distribuição pelas pessoas carenciadas. De Gondim e não só, numa parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo, salienta Helena Rodrigues, da Oficina de Gondim.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O grupo formou-se em Agosto passado e, além de Gondim, pretendem chegar a outras freguesias do concelho da Maia.

Além da componente solidária, a Oficina dos Sentidos incorpora uma vertente cultural e de animação.