Cineclube da Maia promove ciclo sobre jornalismo

O Cineclube da Maia vai dar início à realização dos “Ciclos Pequenos”, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia. Tratam-se de ciclos temáticos, a decorrer em paralelo com os eventos mensais no Cinema Venepor.
A iniciativa tem sessões à quinta-feira à noite. Para este primeiro ciclo foi convidado Luís Humberto Marcos, coordenador do Curso de Ciências de Comunicação no ISMAI e director do Museu da Imprensa, para programar três filmes sobre o tema “Comunicação e Média”.

O ciclo arranca no dia 2 de Fevereiro com “um traço cruel da actualidade – a ditadura das audiências”, com “Network”, de Sidney Lumet. Termina com um dos expoentes máximos da cinematografia mundial: “Citizen Kane – O Mundo a seus Pés”, de Orson Welles. É no dia 16.
Pelo meio surge, no dia 9, um filme que mostra o potencial poder do jornalismo, apresentando a história do caso Watergate. “Os Homens do Presidente” é um filme de Alan J. Pakula.

“Nestas três obras do ciclo estão três poderes em equação: o poder do Capital, o poder do Jornalismo e o poder das Audiências”, assinala Luís Humberto Marcos, que seleccionou as três obras a pedido do Cineclube da Maia.