Karatekas nacionais a caminho do Europeu

Estão de partida os atletas da selecção nacional que vão representar Portugal no Europeu de karaté, que vai ter lugar no próximo fim-de-semana, na capital do Azarbaijão (Baku).
O nosso país faz-se representar por 18 karatecas numa comitiva liderada por Joaquim Gonçalves.

Este é um dos maiores grupos portugueses de sempre na competição e integra as duas atletas nacionais mais medalhadas de sempre em termos internacionais, Patrícia Cardoso, em Kata, e a maiata Inês Rodrigues (na imagem), em Kumite, bem como o medalhado Filipe Reis. E se para alguns atletas já não é a primeira participação num europeu, a maioria terá a sua estreia em Baku: Rita Morgado, João Pereira, André Vieira, Sara Teixeira, Ana Pinto, Ana Galhardas, Catarina Vilhena, Ricardo Cachaldora, Rodrigo Pina, João Saraiva, Telmo Lourenço, Henrique Ramos, Gonçalo Pinto e as poveiras Ina Certan e Jéssica Almeida.

Em Portugal, o Karaté é, actualmente, a primeira modalidade desportiva individual com maior número de associações e clubes no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, e a federação especializada em artes marciais com maior número de praticantes federados (mais de 16.000).