Início » Sociedade

Ida ao cinema junta diferentes gerações

20 de Fevereiro de 2012 Um Comentário

 Powered by Max Banner Ads 

 Powered by Max Banner Ads 


Um grupo de idosos da Maia acompanhados de jovens das três escolas secundárias do concelho foram juntos ao cinema, esta segunda-feira de manhã. Foram assistir ao filme “Os Marretas”. Foi mais uma iniciativa no âmbito do projecto “Vencer o Tempo nas Sete Cidades”, que promove o encontro entre gerações, para fazer da Maia uma cidade “Amiga dos Idosos”. Recorde-se que o Parlamento e o Conselho Europeu estabeleceram 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, com o objectivo de “facilitar a criação de uma cultura de envelhecimento activo na Europa, baseada numa sociedade para todas as idades”.

De acordo com Liliana Moutinho, psicóloga e responsável pelo projecto na Maia, a iniciativa já arrancou em Setembro de 2010 e o objectivo é trabalhar para que o município da Maia seja integrado na rede das cidades amigas dos idosos. Sendo assim, no âmbito da cidadania e da participação social têm vindo a promover encontros entre as duas gerações, no sentido de partilhar experiências, trocar conhecimentos, conviver, trocar afectos. E segundo a técnica tem corrido bem. “Há pares muito envolvidos, uns mais do que outros, mas eu penso que tem sido muito gratificante para todos trabalhar neste projecto”, sublinha.

Esta segunda-feira, José Correia e Inês foram juntos ao cinema. Desde o início do projecto têm mantido contacto, embora numa alturas seja mais fácil do que em outras, confessam. “Da minha parte, acho que tem corrido bem. É uma forma de contactar com os jovens e com esta menina que é muito simpática”, afirma José Correia. Também a Inês diz que o projecto tem sido “muito” bom porque sem gostou de contactar com pessoas de diferentes idades “e especialmente com pessoas mais velhas”. “Sempre gostei, desde miúda e acaba por ser algo que ultrapassa um bocadinho aquilo que é o objectivo definido e algo que sem querer vamos construindo”.

E a relação tem vindo a crescer de tal forma que interagem como se fossem avô e neta. “Estou muito, muito satisfeito. Acho que não podia ser melhor. Eu considero que é mais uma neta que eu tenho, agora da parte dela não sei”, dizia José Correia. Mas a Inês confirmou: “claro que sim, é mais um avô”.

Até Setembro deste ano estão programadas mais actividades entre as duas gerações, entre elas, uma ida ao teatro, uma ida à praia.

Related Posts with Thumbnails

Um Comentário »

  • graziela martins disse:

    Boa noite,

    Acho uma otima iniciativa, o contacto e a convivencia entre os mais idosos e os mais novos, não só por uma questáo de efetividade como de uma mais valia para os idosos que sáo os sábios.Estou a pensar mudar a minha residencia para a Maia, e gostaria nessa altura colaborar no Vosso projeto,

    Bem hajam

    Prof Graziela Martins

Deixe o seu Comentário!

Deixe o seu comentário em baixo. Pode seguir os comentários através do RSS Feed.

Seja educado, não insulte e não faça offtopic. Obrigado.

Pode utilizar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie um em Gravatar.com.


 Powered by Max Banner Ads