Maia reforça cooperação com São Tomé e Príncipe

De visita ao Norte de Portugal, o Bispo de São Tomé e Príncipe, D. Manuel dos Santos, foi recebido no passado dia 9, na Maia, pelo vereador da Relações Internacionais, Paulo Ramalho. “O encontro com o bispo serviu essencialmente para fazermos uma avaliação sobre as ações de cooperação que o município da Maia tem vindo a desenvolver nos últimos anos com o território de São Tomé, bem como avaliar da possibilidade de se promoverem novos projetos, que envolvessem também a Diocese de São Tomé e Príncipe”, assinalou o autarca.

A visita à Maia não se ficou pelos Paços do Concelho, tendo Paulo Ramalho levado D. Manuel dos Santos a visitar as instalações do ISMAI e do CICCOPN. No ISMAI foram recebidos por Domingos Oliveira e Silva, presidente da universidade, e José Azevedo, presidente da Maiêutica, e no CICCOPN pelo Diretor-Geral, Amílcar Rodrigues. “São instituições e pessoas cujo empenho foi fundamental para que o projeto de formação que desenvolvemos com a Câmara Distrital de Agua Grande tivesse sido concretizado, e com o sucesso que hoje todos nós reconhecemos”, referiu Paulo Ramalho.

Um dos projetos que a Diocese de São Tomé e Príncipe nesta altura pretende levar a cabo é a criação de um “Banco de Leite”, designadamente destinado a alimentar as crianças nos primeiros anos de vida, projeto que a Câmara Municipal da Maia e as próprias instituições da sociedade civil, vão aderir. Assim, no passado sábado, realizou-se já nos Paços do Concelho, um primeiro encontro com Frei Fernando Ventura, um dos principais responsáveis do projeto “Banco de Leite”, tendo o vereador das Relações Internacionais referido que a participação da Maia se irá “focalizar essencialmente na angariação de farinhas lácteas e leites de substituição”.