Maiatos alcançam três medalhas no Campeonato Europeu da EGKF

Os atletas do Clube de karaté da Maia, em representação da selecção nacional, arrecadaram três medalhas no Campeonato da Europa de Karaté Goju-Ryu, que decorreu no passado fim-de-semana, em Bucareste, na Roménia. A prova da EGKF acolheu mais de 400 competidores dos escalões Cadetes, Juniores e Sub-21. A comitiva portuguesa foi composta por seis atletas, cinco do quais da Maia.

O evento começou com a prova de Kata, na qual Maria Guedes alcançou um 5º lugar. A atleta da Maia venceu as atletas da Dinamarca e República Checa, caindo apenas na passagem à final com atleta alemã, perdendo assim o acesso ao 3º lugar com a Áustria.

Na prova de kumite nos cadetes menos de 52 kg, Fábio Barbosa e Ricardo Coelho mostraram estar ao mais alto nível e alcançaram o pódio, dividindo assim a bandeira portuguesa no segundo e terceiro lugar. Fábio venceu atletas da Ucrânia e apenas foi eliminado na passagem à final pelo atleta Romeno. Na disputa pelo 3º lugar levou de vencida o atleta da Bulgária. já Ricardo Coelho venceu os atletas da Ucrânia e da Alemanha caindo apenas na final frente ao Romeno que eliminou Fábio Barbosa.

Rafael Cruz foi o outro Cadete em prova e apenas seria travado pelo atleta da República Checa, que venceu o escalão de +70 Kg na decisão arbitral, uma decisão que o CKM considera “algo injusta” uma vez que o atleta esteve a perder por uma diferença de três pontos e acabaria por recuperar nos segundos finais, “mostrando assim atitude e vontade de querer vencer”.

Emanuel Moreira, no escalão júnior -76 Kg não conseguiu levar a melhor frente ao atleta da Letónia. Depois de estar a perder por três pontos, o maiato recuperou e nos segundos finais perdeu com uma técnica surpresa desferida pelo adversário.

O treinador Nuno Moreira considera que “mais uma vez” os atletas mostraram ambição, trabalho e muito crença, “acreditando assim que é possível continuar o trabalho alcançando mais e melhores resultados”, sublinha.