Desafio da internacionalização em debate na Maia

“O desafio da internacionalização: cooperação económica e para o desenvolvimento” é o tema da conferência em que participaram esta tarde o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.

O tema é abordado no Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia, que foi visitado pelo membro do Governo, tendo este apontado a cidade da Maia como um município com um “grande dinamismo e pensamento estratégico sobre o que é o desenvolvimento, para além do potencial que tem e ambição que pode ter em pensar ao nível regional global”.

tecmaia

De acordo com Luís Brites Pereira, “a realidade local de várias cidades portuguesas e a experiência na resolução de alguns problemas como estruturas para o saneamento básico, que já foram resolvidos, constituem um know how para outros países”. O governante refere que alguns países até têm acesso a financiamento, mas falta-lhes “essa cooperação ao nível do conhecimento das soluções, que nós lhes poderemos levar”.

No que respeita ao âmbito da internacionalização e cooperação, Luís Brites Pereira afirma que Portugal deve trabalhar a lusofonia ao nível mais amplo, não sendo de descurar a procura de oportunidades nos países da América latina, até porque “não foi por acaso que nestas últimas duas semanas tivemos cá os presidentes da Colômbia e do Peru”, declarou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Angélica Santos