Campeonatos Regionais de Boxe Olímpico na Maia

ABM

O pavilhão municipal do Castelo da Maia, acolhe nos dias 20 e 21 de Abril, a partir das 16h00, os Campeonatos Regionais de Boxe Olímpico de Infantis Masculinos/Femininos, Cadetes Masculinos/Femininos, Juniores Masculinos / Femininos e Seniores Femininos.

A Academia de Boxe da Maia (ABM) vai marcar presença com cinco atletas nos escalões de infantis, cadetes e juniores. A equipa da ABM é composta no escalão de Infantis por José Guilherme e Daniel Santos nas categorias Pin – de 38kg e Médio Ligeiro 57Kg respectivamente. No escalão de Cadetes a equipa é composta pelos atletas Carlos Gomes e Pedro Monteiro nas categorias de Médio Ligeiro 70Kg e Médio 75Kg. Já no escalão de Juniores femininos a formação maiata vai ser representada pela atleta Inês Pinto na categoria Mosca 50Kg.

De acordo com o presidente da academia este é um culminar de um trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos de existência da ABM e da forte aposta nos escalões de formação por parte do clube. As expectativas de Edgar Marques são altas uma vez que considera que “todos os atletas têm um enorme potencial para virem a ser campeões regionais da modalidade”.

Daniel Santos, Carlos Gomes e Inês Pinto estrearam-se no passado mês de Fevereiro no I Torneio de Boxe Olímpico Cidade do Porto, onde conseguiram “uma excelente prestação”, onde demonstraram “uma enorme qualidade técnica e táctica”, “assumindo desde já que têm potencial para virem a ser grandes nomes do Boxe Nacional”, sublinha o também treinador. Para José Guilherme e Pedro Monteiro esta disputa do campeonato regional vai ser uma estreia e logo na sua cidade.

Os objectivos da ABM estão definidos passam, adianta Edgar Marques, por serem campeões regionais nas categorias inscritas no regional. Depois disse, pretende marcar presença no campeonato nacional que vai decorrer nos dias 4 e 5 de Maio, em local a definir. E quem sabe “também vencer o nacional nas categorias em que temos atletas, pelo menos estamos a trabalhar para isso”.

Apostando na formação dos seus atletas, a ABM recebeu, no passado dia 5 de Abril um Seminário de Krav Maga – Kapap orientado pelo instrutor Francisco Manso, 1º Dan da Modalidade. A iniciativa foi da Academia de Boxe da Maia numa parceria com a Federação Nacional de Krav Maga e Desportos de Combate e contou com a presença de 30 pessoas. Na base do encontro esteve a defesa pessoal em geral com uma abordagem que passou pelas defesas de bastão, facas e armas de fogo.