Open Internacional de Karaté da Maia teve 1100 atletas

O Open Internacional da Maia contou com a presença de 1100 competidores provenientes de Norte a Sul do país e ilhas, Andorra, Espanha e Marrocos. O nível competitivo tem aumentado de ano para ano, contanto com atletas medalhados europeus, africanos e mundiais que não perderam a oportunidade de lutar pelo título internacional desta prova considerada uma das maiores da Europa.

O Maia Open para além da presença bastante alargada de competidores, também viu uma estrutura humana fantástica em redor dos competidores.

O evento iniciou com os atletas da vertente de Kata, esta prova tal como a de combate teriam um limite de inscrições que teve de ser aberto pela afluência dos clubes interessados em participar em mais uma festa do karate, deste modo o clube via assim uma organização ainda mais complicado e necessidade de não falhar em nenhum parâmetro, visto que teria de realizar a mesma prova com todos escalões em apenas um dia. Tal como tem sido visível o CKMaia não apresenta apenas um trabalho de ensino excelente mas também uma organização fantástica, acabando o evento pelos 20h00.

open maia

Nos até 9 anos feminino Telma Franco venceu na final a sua colega de equipa Inês Silva, já Catarina Moutinho ascendia ao 3º lugar. Ainda nesta prova Bárbara Valente, irmã de Nuno Moreira, começava a mostrar os seus dotes ao conquistar o 1º lugar na segunda Liga. No mesmo escalão Sérgio Ferreira acabaria no 3º lugar.

A prova de Iniciados (10-11 anos) teve Pedro Carvalho como grande vencedor apos realizar seis katas. Não seria o único visto que no escalão Juvenil (12-13) Ricardo Valente e Mariana Semblano encantariam ao alcançar o titulo do torneio. Diogo Biscaia ainda conseguiria o 3ºlugar e Dora Brandão arrecadaria a mesma medalha no escalão Cadete.

Com um dia de sucesso na prova de kata faltava mesmo a prova de combate seguir o caminho, e assim foi. Bruno Pinto venceria a prova dos Iniciados, já nos cadetes Sofia Almeida perderia apenas na final acabando no 2ºlugar, resultado esse alcançado também por Alexandre Costa e dividido com Ricardo Coelho que ficaria na terceira posição.

O ponto alto seriam os séniores Nuno Moreira, Gonçalo Pinto e Ana Almeida que fizeram jus à convocatória nacional para defender o país no campeonato da Europa já no dia 10 de Maio em Budapeste.

No domingo o CKMaia ainda se juntou à Federação Nacional de Karaté – Portugal para organizar e participar na 1ª aula solidária da FNKP, com cerca de duas centenas de atletas a contribuir para este acto de solidariedade.

No Torneio das Seleções que se seguiu, os maiatos Nuno Moreira, Gonçalo Pinto, Ana Almeida, Ines Almeida, Sofia Almeida e Cátia Saraiva defenderam a equipa da região norte, que acabou por perder na final frente à região Centro Sul.