,

Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014

Maia_Cidade_Europeia_2014

A Maia vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2014. O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente da European Capital of Sports Association, Francesco Lupatelli, perante uma plateia composta por alguns políticos, muitos atletas e dirigentes desportivos nacional e locais.

A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, que salientou o papel que a Maia sempre teve no desporto nacional. “A Maia é conhecida pela casa dos diferentes modalidades”, sublinhou. Emídio Guerreiro deixou ainda a garantia que vai respondeu ao apelo do autarca Bragança Fernandes e recuperar a pista de atletismo do estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho para estar pronta em 2014.

O secretário de estado afirmou ainda que no Quadro Comunitário para 2014 / 2020 existem três relacionados com o desporto no qual o executivo pretende apostar. Em primeiro lugar, a requalificação de espaços desportivos já existentes, em segundo lugar a internacionalização da economia do desporto e, em terceiro lugar, o apoio aos grande eventos. “Entendemos que os grandes eventos, como é o caso, permitem alavancar as economias locais e regionais”. Por isso, comprometeu-se a contribuir com um apoio financeiro semelhante ao que foi dado este ano a Guimarães.

Na plateia não faltaram então estrelas do desporto nacional, entre elas, a madrinha da candidatura da Maia, Fernanda Ribeiro e o futebolista João Pinto.