Maia acolhe mais uma edição da World Press Photo

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos 11 anos, o Fórum da Maia irá receber mais uma edição da exposição “World Press Photo”, que estará aberta ao público no espaço Centr´arte entre 15 de Novembro e 5 de Dezembro, de segunda a sábado, das 9h00 às 23h00.

Este evento, promovido pela World Press Foundation, é internacionalmente reconhecido pela sua qualidade e por ser o único do género, resultando de um concurso anual de fotojornalismo, onde a actualidade é apresentada a nível mundial.

A edição World Press Photo 2013 contou com a participação de 5666 fotógrafos, de 124 países, que levaram a concurso, no seu conjunto, mais de 103 mil fotografias. Este ano, um português, Daniel Rodrigues, esteve entre os vencedores, na categoria “Vida Quotidiana”.

A exposição patente no Fórum da Maia conta com cerca de 150 fotografias e está organizada em várias categorias (Arte e Entretenimento, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Noticias Gerais, Natureza, Pessoas nas Noticias, Retratos, Noticias Locais e Desporto) que retratam realidades que tiveram lugar durante o ano de 2012.

Esta exposição, que durante este ano será apresentada em cerca de 100 locais diferentes, de países de todos os continentes, apenas visita duas cidades portuguesas: Lisboa e Maia.

2013, Daily Life , 1st prize singles , Daniel Rodrigues

Paulo Ramalho, vereador das Relações Internacionais da Câmara Municipal da Maia, salienta que “a exposição World Press Photo é já uma referência da Grande Área Metropolitana do Porto, com um público fiel, visitada anualmente por alguns milhares de pessoas, do Norte e Centro do país, e mesmo por muitos turistas estrangeiros, que nesta altura, circunstancialmente se encontram de visita à nossa região, o que acrescenta inegável valor à vida do Município e, designadamente à marca Maia”.

O vereador referiu ainda que “as fotografias expostas, para além do seu claro valor artístico, são um claro apelo a uma reflexão mais profunda sobre acontecimentos que todos os dias têm lugar um pouco por todo o mundo, que nos habituamos mesmo a conviver com eles quase de forma natural, e que perturbam de forma violenta e até chocante, a vida de milhões de pessoas, como são o caso de catástrofes naturais e situações de guerra e terrorismo”.

A cerimónia de inauguração da Exposição World Press Photo 2013 terá lugar esta noite pelas 21h30, no Fórum da Maia, e será presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, e pelo comissário da exposição, Paul Ruster.

Este ano a entrada na exposição é gratuita.