Emília Santos defende redução do tempo médio de pagamento das autarquias aos fornecedores

A redução do tempo médio de pagamento aos fornecedores foi ontem discutida no debate da especialidade sobre o Orçamento de Estado 2014 no Parlamento.

Emília Santos, deputada do PSD, realizou ontem a sua intervenção no Parlamento onde apresentou a sua proposta de redução do tempo médio de pagamento aos fornecedores, por parte das autarquias locais.

Emília_Santos

Esta proposta pretende reduzir em 10 por cento, no ano de 2014, os pagamentos em atrasos com mais de 90 dias que as autarquias têm com os seus fornecedores. Para que esta redução seja possível é necessário que as Câmaras Municipais sejam cumpridoras dos prazos pré-estabelecidos.

Esta redução tem por base o artigo 93º, que com o seu total cumprimento visa gerar liquidez de mercado, dinamizar a economia local e exigir uma política de contenção e racionalização da despesa por parte dos municípios.

Emília Santos assinala que a Câmara da Maia, por exemplo, está a pagar aos seus fornecedores a 17 dias (em média) e que, assim, as empresas que se confrontam com grandes dificuldades de tesouraria e acesso ao mercado financeiro, podem encontrar nesta solução um novo fôlego.