Opinião Victor Dias: Conheça a sua pegada ecológica

Embora o conceito de pegada ecológica não me fosse completamente alheio, confesso que não o conhecia muito bem, principalmente quanto à forma de medir as nossas atitudes e comportamentos, e valorar os impactos que eles produzem no meio ambiente.

Realizei o exercício, respondendo a um questionário que, a meu ver, teve desde logo o efeito de me despertar para consumos e comportamentos que têm consequências ecológicas concretas, que através do questionário se tornam mensuráveis.

Tomei consciência da grandeza de certos consumos individuais que uma vez somados aos da minha família, depois da comunidade onde vivo e assim sucessivamente, tomam proporções incomensuráveis, diria mesmo, assustadoras.

carbon_footprint

Embora me considerasse uma pessoa preocupada com a sustentabilidade do nosso Planeta, procurando dar o seu contributo quotidiano, para pelo menos, tranquilizar a consciência e aliviar um pouco a “angústia” que certos alertas nos provocam, nunca como nesse dia em que fiz essa experiência, tive uma noção tão clara da necessidade de alterar radicalmente certos comportamentos humanos.

Depois de 1950, o Mundo assistiu a uma aceleração vertiginosa da degradação do meio ambiente, face a uma cultura consumista desenfreada, impulsionada por um certo capitalismo irresponsável e, não raras vezes, selvático, que não olha a meios, para alcançar os fins, quer dizer, o máximo lucro ao menor custo possível.

Tem sido esta mentalidade económica predadora, que tem gerado efeitos devastadores nos ecossistemas, na Natureza e na saúde e bem-estar da própria Humanidade.

Este exercício da pegada ecológica, ajuda-nos sobretudo a reflectir interiormente, na responsabilidade individual que cada um de nós, efectivamente tem na mudança que se impõe, com carácter de emergência, dado o pendor de quase irreversibilidade de uma catástrofe à escala planetária que pode estar já ali, ao virar do ano ou da década, quem sabe?

Creio que este conceito, a julgar pelo impacto que teve em mim, é de enorme utilidade e devia integrar os conteúdos escolares do ensino básico, como instrumento pedagógico imprescindível, na formação de crianças e jovens que, num futuro próximo, hão-de ser cidadãos lúcidos, responsáveis e participativos.

Aos educadores, pais e professores, recomendo que, através da internet, pesquisem este conceito e questionário, e ganhem algum tempo com a família ou com a turma, a realizar este exercício e a promover um debate em torno dele.

O ambiente e a Natureza agradecem… e a Humanidade também!…

Victor Dias