Maia Cidade Europeia do Desporto arranca oficialmente sábado

cerimoniaabertura

O Completo Municipal de Ténis da Maia acolhe sábado, 8 de Fevereiro, a partir das 21h00, a cerimónia de abertura da “Maia Cidade Europeia do Desporto 2014”. A cerimónia protocolar deverá contar com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do secretário de estado do desporto e juventude, Emídio Guerreiro, do representante da European Capital of Sports Association (ACES Europe), Nuno Santos, do presidente honorário da ACES Europe e eurodeputado, José Manuel Fernandes.

Depois da cerimónia protocolar será apresentado o espetáculo “A Lenda dos Cinco Caminhos”, especialmente concebido para a cerimónia de abertura, cujo enredo evoca os pilares estratégicos em que assentou a candidatura da do município da Maia – competição, fair-play, actividade física, saúde, educação e comunidade.

O espectáculo pretende envolver cerca de setecentas pessoas, entre figurantes e comitivas representativas de todas as colectividades e associações desportivas do concelho.

O título de Cidade Europeia do Desporto é atribuído pela ACES Europe – Associação das Capitais Europeias do Desporto a cidades com uma população entre os 25 mil e os 499 mil 999 habitantes. Tem como objectivo reconhecer as autarquias locais europeias que se diferenciam pela qualidade e empenho da sua acção no desenvolvimento do desporto, bem como promover na Europa as boas práticas neste sector.