Manuel Marques homenageado no Festival de Música da Maia

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, esteve no concerto inaugural do Festival de Música da Maia, no passado dia 1 de Maio, à tarde, para dar um abraço ao seu velho amigo, Manuel Marques, o maiato, mago da guitarra portuguesa.

Quase a fazer 90 anos de idade, o Mestre, conhecido noutros tempos pela alcunha de Neca Garoto, sobretudo na sua terra natal, Milheirós, demonstrou em palco que ainda se encontra em muito boa forma.

silva tiago manuel marques

Nos bastidores, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, manteve durante longos minutos, uma animada conversa, ao longo da qual, o exímio intérprete, contou histórias da Milheirós de tempos idos, recordando alguns episódios passados com o pai de Silva Tiago, que também fora discípulo de Manuel Marques.

Já no decorrer do espectáculo, que contou igualmente com a participação de Nelito Marques, filho do Mestre, Silva Tiago dirigindo-se ao público, na presença do próprio, enalteceu as qualidades artísticas e musicais de Manuel Marques, realçando a carreira de alto gabarito que empreendeu, por terras de Vera Cruz, e que agora ainda continua, na sua Pátria.

O público não regateou aplausos, sendo que os mais calorosos e demorados foram para a interpretação de temas da sua autoria que povoam o imaginário colectivo de várias gerações.

O Vice-Presidente da autarquia maiata felicitou o seu colega da Vereação da Cultura, Máio Neves, pelo facto desse concerto e todos os outros do festival, assumirem um carácter solidário, naquele dia, especialmente dedicado à appacdm da Maia, cujos órgãos sociais e utentes saudou calorosamente.

Victor Dias