Maia vai ter cinco Espaços do Cidadão

Está cortada a fita do primeiro Espaço do Cidadão da Maia e da Área Metropolitana do Porto. Com gestão a cargo da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, este serviço está implementado no centro da cidade, junto da estação do metro Fórum Maia, no local onde funcionava o Posto Avançado de Serviços para o Cidadão.

Em 2015 devem surgir outros quatro espaços do género no cocnelho, no âmbito da rede que o Governo pretende implementar através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Na inauguração, o secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, sublinhou a importância do espaço, enquanto local que integra vários serviços e combate a info exclusão, trazendo a todos os cidadãos os benefícios da digitalização dos serviços.

espaço cidadao

A Maia recebeu o primeiro destes espaços porque respondeu mais depressa ao desafio que foi lançado a todas as câmaras municipais da Área Metropolitana do Porto, sublinhou o governante.

O município deverá acolher, em 2015, mais quatro unidades, com a instalação de balcões de serviços nas freguesias de Águas Santas, Moreira, Castelo da Maia e outro local ainda a definir. Para Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, o Espaço do Cidadão “é uma estratégia de aproximação dos serviços junto dos cidadãos, facilitando e desbloqueando uma prestação de serviços mais célere e acompanhada”. Na inauguração o autarca lançou ainda um repto ao Secretário de Estado, solicitando a implementação de uma Loja do Cidadão “pela dimensão do concelho e pela existência de infrae-struras com capacidade e qualidade para receber os serviços”. Bragança Fernandes viu este pedido respondido com o programa do governo “Aproximar” que visa a criação de uma Loja do Cidadão em cada município.

O que é o Espaço do Cidadão?

O Espaço do Cidadão disponibiliza mais de 50 serviços, resolvendo questões como alterações de morada, pedidos de certidões de Registo Civil, Predial e Comercial, pedidos de Abono de Família para crianças e jovens ou pedidos do Cartão Europeu do Seguro de Doença, entre outros.