Hortíssima na Maia dinamiza hortícolas e hábitos saudáveis

Cozinhar

Hortíssima é a primeira mostra hortícola da Maia com atividades didáticas, educacionais e de promoção de vida saudável, alicerçada na sustentabilidade. O evento vai decorrer entre sexta e domingo.

A mostra centra-se no Parque Central da Maia e tem entrada gratuita para um programa interativo e diversificado que inclui cerca de 50 atividades.

O roteiro passa pela ida à Praça do Petisco, onde serão servidas iguarias confecionadas com os mais variados produtos hortícolas. Segue-se o Bar, com variados vinhos regionais, cocktails e bebidas feitas com legumes e, numa mostra hortícola, não podia faltar o indispensável Mercado com diversos espaços de exposição.

De resto, o Mercado irá ser o palco da iniciativa, funcionando como uma mostra de produtos hortícolas e de atividades que dinamizam o festival, como a Sala de Provas, o Showcooking, as aulas práticas, provas de degustação, workshops didáticos para crianças e demonstrações dos chefs.

Há um quadro de 12 chefs convidados para apresentar receitas inovadoras, mas simples. Nomes como Flávio Silva, Elísio Bernardes, Rui Martins, Rita Oliveira, Sílvio Martins, Alexandre Rosa, Álvaro Costa,  entre muitos outros, vindos de conceituadas unidades hoteleiras de vários pontos do país, estarão na primeira Hortíssima.

Os visitantes também podem experimentar o processo produtivo e meter as mãos na massa…neste caso, na terra. Não há legumes sem horta, pelo que a Hortíssima vai ter uma bem especial, pronta a explorar pelos mais curiosos.

A Câmara Municipal da Maia organiza o certame em colaboração com a Cooperativa Agrícola da Maia, a Lipor, a Quercus e o Zoo da Maia, prometendo “trazer de volta a essência da antiga Maia, proporcionando uma experiência única de aproximação com a natureza”.

Além da componente expositiva e lúdica, Hortíssima pretende promover hábitos de vida saudável e motivadores de comunidades mais fortes. Um dos cunhos desta iniciativa é que todas as atividades do dia terminam com a degustação da sopa Hortíssima.