Bombeiros de Moreira recebem novos equipamentos

Bombeiros de Moreira da Maia receberam equipamento de combate a fogo florestal

A cadeia de lojas Intermarché entregou mais um presente de Natal aos Bombeiros de Moreira da Maia. Já na última semana tinham distribuído equipamentos completos de combate ao fogo florestal, tendo desta vez sido a loja de Gueifães a oferecer, na manhã do passado dia 22, mais um conjunto de cinco kits completos dos mesmos equipamentos.

Agostinho Martins, gerente de loja, fez a entrega do material a Manuel Carvalho, comandante dos Bombeiros, na presença também de Joaquim Caetano, adjunto do comando.

“Recebemos para cada homem fardamento de uma atividade da Autoridade Nacional da Proteção Civil e das autarquias do distrito do Porto, mas ainda não era suficiente para conseguirmos dar aos bombeiros um equipamento de substituição”, referiu Manuel Carvalho, que deu conta que os seus homens por vezes queixam-se dessa falha, principalmente, quando no combate aos incêndios acontece algum incidente com o fardamento.

Parceria com a Liga de Bombeiros

Mas o comandante aponta outra vantagem deste tipo de ação solidária, “a sensibilização que faz junto da população”. Geralmente as pessoas “lembram-se mais de nós na época de incêndios” e, assim estas ações vão recordando à população que “temos uma atividade durante todo o ano com bastante relevância”.

A cadeia de supermercados leva a efeito uma campanha nacional em parceria com a Liga Nacional de Bombeiros. Foi esta instituição que indicou ao grupo empresarial as principais necessidades das corporações. Nas lojas da Maia foram apontados os Bombeiros da Maia, pois “entendemos que é uma instituição fundamental no apoio à comunidade”, referiu o gerente do supermercado de Gueifães.

Cada loja distribui cinco kits com o fardamento completo para combate aos incêndios florestais. Os consumidores tiveram um grande papel na angariação da verba para a aquisição dos equipamentos de oferta aos bombeiros. A campanha teve por base um livro infantil, intitulado As profissões – o Bombeiro. O Intermarché adquiriu o livro na totalidade, apelando aos clientes que comprassem a obra por um valor muito simbólico. E o certo é que “livro a livro” os maiatos ajudaram os seus bombeiros.