Secundária do Castelo da Maia envia aluno às olimpíadas da ciência na Dinamarca

Diogo Rodrigues

Diogo Rodrigues, aluno da Escola Secundaria do Castelo da Maia, foi selecionado para integrar a equipa que representará Portugal em 2017, sendo que a EUSO (Olimpíada da Ciência da União Europeia) decorrerá em Copenhaga, na Dinamarca, de 7 a 14 de maio.

Os alunos Diogo Rodrigues e Gonçalo Rodrigues, do 11ºA, participaram na Prova de Seleção da EUSO2017, que decorreram nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O convite para as Provas de Seleção das EUSO2017 decorreu em resultado do primeiro lugar nacional que alcançaram nas Olimpíadas de Física Escalão A – Medalha de Ouro 2015.

A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.

Olímpiada da Ciência

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes até aos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências, e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

Portugal participa nesta competição, que envolve mais de 25 países europeus, desde 2008. Em 2012 as duas equipas portuguesas obtiveram medalhas de prata, em 2013 uma das equipas ganhou igualmente uma medalha de prata e em 2016 uma das equipas foi galardoada com uma medalha de ouro.