Maia premiada com Galardão ECOXXI

Maia premiada com Galardão ECOXXI

O Município da Maia foi premiado com o Galardão “ECOXXI”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, como reconhecimento do empenho da autarquia no envolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental.

Inspirado nos princípios da Agenda 21 Local, o “ECOXXI” avalia a sustentabilidade dos municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

Dez anos de bons resultados

O prémio “ECOXXI” foi entregue, no passado dia 25 de novembro, no auditório da ARH – Administração Regional Hidrográfica do Centro, em Coimbra, a todos os municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas no seu concelho. Susana Pinho, do Departamento de Ambiente Planeamento e Gestão Urbana, foi quem rececionou o galardão pela Câmara da Maia.

Em 2016, 93,5% dos candidatos foram galardoados com a bandeira verde ECOXXI 2016, ou seja obtiveram um índice igual ou superior a 50%. A Maia está entre um conjunto de 17 municípios que obtiveram um índice entre 50 e 70%.

Nos últimos 10 anos, a Maia conquistou 10 galardões neste galardão, sendo o índice indicador médio de avaliação na ordem dos 65% ao longo da última década.

Angélica Santos