Andante com nova imagem e mais estações, incluindo na Maia

sistema intermodal Andante cobre agora uma área mais alargada

O sistema intermodal Andante cobre agora uma área mais alargada. O último alargamento do zonamento Andante, apresentado no dia 13, na Trofa, abrange seis novas estações de comboios, nomeadamente Travagem (Ermesinde), Leandro e S. Frutuoso (Maia), S. Romão, Portela e Trofa Trofa).

A Área Metropolitana do Porto tem como meta alargar, possivelmente ainda no primeiro semestre deste ano, o sistema intermodal às estações de Santo Tirso, Paredes, Valongo, Espinho, bem como da Linha do Vouga.

A cerimónia foi ainda ocasião para a apresentação da nova imagem do Andante, uma marca lançada há 14 anos. Com a nova imagem surgem novos cartões e a necessidade de trocar  os antigos pelos novos.

Cartões Andante podem ser trocados gratuitamente

João Marrana, administrador delegado dos Transporte Intermodais do Porto (TIP), explicou que a troca será gratuita e pode ser feita até Julho, no caso dos bilhetes azuis, e até Janeiro de 2018 no caso dos dourados, ou seja, dos passes mensais. Na troca fica garantida a transferência do saldo de cada cartão.

Os cartões azuis são válidos durante 1 ano a partir da data de aquisição. O prazo de validade não é visível no cartão mas encontra-se gravado no chip, podendo ser consultado em qualquer ponto de venda Andante. Os cartões em PVC têm data de validade impressa de 5 anos.

Terminado o prazo de validade, os cartões já não podem ser carregados embora seja permitida a utilização dos títulos de transporte em saldo nos 12 meses seguintes.

A troca dos cartões antigos para os novos é gratuita e pode ser feita numa loja Andante ou agente Pagaqui (neste caso só os cartões azuis), sendo o seu saldo transferido para o novo cartão.

Andante no telemóvel ainda este ano

Durante a cerimónia, o presidente da TIP, Jorge Delgado, avançou que “até ao final do ano” conta implementar o Andante Mobile, uma  aplicação que permite usar o cartão Andante pelo telemóvel.

O projeto-piloto terá 100 utilizadores e o concurso deverá ser lançado no Verão para que o sistema esteja pronto até ao final do ano. Jorge Delgado aproveitou para sublinhar que no primeiro ano de existência, em 2003, mais de seis milhões de pessoas utilizaram o Andante para viajar, quando este tinha 18 linhas e três operadores. Hoje, frisou, o Andante integra 138 linhas, 11 operadores públicos e privados e praticamente nove em cada dez viagens realizadas são viagens Andante.

Angélica Santos

O que importa reter

  • Os cartões azuis são válidos durante 1 ano a partir da data de aquisição. O prazo de validade pode ser consultado em qualquer ponto de venda Andante.
  • Os cartões em PVC têm data de validade impressa de 5 anos.
  • Terminado o prazo de validade, os cartões já não podem ser carregados embora seja permitida a utilização dos títulos de transporte em saldo nos 12 meses seguintes.
  • A troca dos cartões antigos para os novos é gratuita. Pode ser feita numa loja Andante ou agente Pagaqui (neste caso só os cartões azuis), sendo o seu saldo transferido para o novo cartão.