, , ,

Faz sentido continuar a falar da igualdade de direitos entre homens e mulheres?

É o que muita gente se questiona…mas se refletirmos atentamente não é de admirar que ainda existam barreiras nos inconscientes, pois basta lembrar que são muito recentes as leis que deram mais igualdade entre mulheres e homens.

Só em 1910, é que novas disposições legais estabeleceram em Portugal a igualdade mulheres-homens no casamento e filiação e que o acesso ao trabalho na administração pública era autorizado às mulheres.
Só em 1933, foi concedido o direito de voto a algumas mulheres – «solteiras, maiores e emancipadas».

E apenas em 1969, o princípio “a trabalho igual, salário igual” foi introduzido na legislação portuguesa.

Os valores demoram tempo a assentar nos nossos subconscientes e, posteriormente, a traduzirem-se em comportamentos. Assim, no âmbito da sensibilização surgem diversas iniciativas que não devem ser menosprezadas. É o exemplo da primeira cimeira da Mulher, que decorrerá a 7 e 8 de março, que juntará 36 mulheres de renome nacional e internacional no Palácio da Bolsa do Porto, para debater a igualdade do género.

A cimeira reúne nos dois dias 36 mulheres para debater questões da atualidade como “Negócios & Empreendedorismo”, “Política & Sociedade”, “Ciência & Tecnologia” e “Arte e Cultura”, considerados pela organização “da maior relevância económica, social e política”.

Para as leitoras do Primeira Mão destacamos nesta edição algumas propostas que valorizarão a sua imagem e a sua casa como mulheres modernas.

A beleza começa por dentro, mas deve ter cuidados externos para uma boa forma física, algo que poderá exercitar no Bfree Fitness Club. Não deixe escapar a oferta para o Dia da Mulher de uma aula grátis na Av. Engº José Afonso Mário de Figueiredo, 155 (200m do MaiaJardim).

Naturalmente que, enquanto trata de si, alguém deverá tratar da limpeza na sua casa, com todo o profissionalismo, no que pode contar com os serviços de Vítor Ferreira Limpezas. Basta ligar 913169509 e dê o assunto por resolvido.

Se pretende brilhar na organização do jantar com as amigas para o Dia da Mulher, porque não confiar nos serviços de amigos e peritos na matéria, como são os profissionais do “Moranguinho”? Desde os convites à decoração e animação, eles tratam de tudo com qualidade!